As atividades visam conscientizar sobre condução responsável, reduzir mortes por acidentes de trânsito, sobretudo de ciclistas
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou a programação de atividades do ′Maio Amarelo′, com simulação de acidente, entre as avenidas Brasil e Getúlio Vargas. A campanha de conscientização de segurança no trânsito segue até 31 de maio com palestras e ações educativas. Confira a programação completa.
Segundo o gerente de Educação de Trânsito, Rafael Martins, as atividades visam conscientizar sobre condução responsável, reduzir mortes por acidentes de trânsito, sobretudo de ciclistas. Dados registrados na Semob, apontam que em 2020, foram registradas 44 vítimas fatais em acidentes de trânsito em Maringá.
Rafael Martins ainda destaca que a principal causa dos acidentes é a imprudência. Entre os fatores para os acidentes fatais, por parte dos condutores, estão a velocidade dos veículos e a conversão e cruzamento de vias sem respeitar a preferência.
Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em todo o mundo. O mês se tornou referência mundial para a as atividades de conscientização, após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar o período 2011/2020, como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito. A iniciativa foi em maio de 2011.
Confira a programação.
Fonte: Diretoria de Comunicação/Siacom – Foto:Aldemir de Moraes/PMM.