Nesta quinta-feira (5), o II Fórum do Turismo Rural e as palestras “Reflexos do Conflito Rússia X Ucrânia no Agronegócio Brasileiro” e “A importância da Avaliação de Carcaça na Produção de Carne de Qualidade” marcam a abertura da programação dos eventos técnicos da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, e 25ª Internacional, a Expoingá 2022. Até o dia 15 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, serão realizadas mais de 50 iniciativas para promover a difusão do conhecimento.
Às 14 horas, no Centro de Eventos 2, são esperadas mais de 200 pessoas para acompanhar o II Fórum do Turismo Rural. Com o tema “Fortalecendo nossas Raízes”, o encontro vai apresentar o potencial do segmento para produzir riqueza e emprego no campo. “Agropecuaristas, atendidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), vão compartilhar, com os participantes, experiências sustentáveis de sucesso vividas por eles”, destaca Daniele Bertaglia Vieira Begosso, coordenadora do Fórum.
Durante o encontro, Fabiana Castelari e Renato Adur vão falar sobre produção de uva, suco e vinho. Marcos Cordiolli, secretário Municipal de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, e Terezinha Buzanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR, participarão da mesa de debates. A secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, Marinês da Conceição Walkowski, apresentará as políticas públicas adotadas para promover o desenvolvimento do turismo rural no município catarinense.
Rússia X Ucrânia
As duas palestras do dia vão ocorrer às 19 horas. No Centro de Eventos 2, o tema será o conflito Rússia X Ucrânia e os reflexos no agronegócio brasileiro. As análises serão mostradas pelo gerente Comercial da Unidade de Maringá da Cooperativa Agroindustrial Cocamar, Paulo Henrique Martarello; e pelos professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julyerme Matheus Tonin, do Departamento de Economia; e Silas Maciel de Oliveira, da Agronomia. A moderação estará a cargo do professor Gilberto Joaquim Fraga, da Agronomia, e de Márcio Luiz Bonesi, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Paraná (Aprosoja).
Um dos principais impactos esperados em decorrência do conflito é a escassez de insumos agrícolas e a Rússia é considerada o sexto principal fornecedor desses produtos para o Brasil. A dificuldade em adquiri-los pode prejudicar as próximas safras, além da já observada disparada de preços em todos os setores.
Angus
No auditório Luiz Antônio Penha, o médico-veterinário Giovani Daminelli vai falar sobre o potencial da raça angus para produzir carne de qualidade, a partir do cruzamento industrial, com o gado zebuíno.
As inscrições para os eventos são gratuitas, mas é preciso confirmar a presença antecipadamente.
Para o fórum, o endereço é https://forumprturismorural.com.br.
Para a palestra do conflito: https://docs.google.com/forms/d/1xU_a4biLuXBXhMq-Tcu5N3gw98OvHlr-Gyy-5Pk-Ac8/edit.
Para o evento da Pecuária: (44) 3261-1700, Departamento de Pecuária
SERVIÇO:
Expoingá 2022
De 5 a 15 de maio
Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro
Fonte: Valdete São José/Assessoria de Imprensa/SRM.
Foto: Divulgação/SRM,