O primeiro encontro no Paço Municipal serviu para definir estratégias e procedimentos para fazer cumprir o decreto. As vistorias do GGI serão ampliadas, inclusive com uma equipe exclusiva para verificar os supermercados, com apoio do Corpo de Bombeiros, que verificará normas de segurança. Durante a reunião foram alinhados todos os artigos do decreto e como devem ser aplicados nos estabelecimentos e espaços públicos, incluindo a vistoria, autuação e interdição em caso de irregularidade.
Na reunião online com os representantes de supermercados foi pedida a colaboração das empresas no cumprimento do decreto. Os representantes de seis redes se comprometeram a cumprir rigorosamente e se colocaram à disposição para receber as equipes do GGI nas vistorias.
Também houve orientação para que quando algum cliente se recusar a cumprir as normas, que os funcionários dos supermercados não entrem em conflito e solicitem o reforço do GGI e a Polícia Militar, que estão preparados para lidar com essas situações.
Os diretores dos supermercados se comprometeram a controlar o fluxo de pessoas, colocar mensagens de áudio orientando sobre normas do decreto, fazer higienização dos carrinhos, mãos de clientes e funcionários com álcool em gel, aferir temperatura, entre outros. A referência de capacidade é uma pessoa a cada 12,5 metros m² do espaço de atendimento.
A Prefeitura de Maringá mantém contato e vistorias constantes nos supermercados da cidade. Já foram aplicadas multas em estabelecimentos flagrados em irregularidade. Participaram da reunião online representantes das redes Muffato, Cidade Canção, Condor, Assaí, Atacadão e Angeloni. Confira o decreto municipal nº 606/2021.
Diretoria de Comunicação/Siacom – Fotos: Divulgação/PMM.