Prefeitura de Maringá formará professores para disseminar a educação financeira

A idéia envolve os Ministérios da Economia e da Educação e prefeituras e busca capacitar meio milhão de professores em Educação Financeira

Graças a um convênio com a Comissão de Valores Mobiliários (autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia), a Prefeitura de Maringá poderá ganhar em breve espaços de compartilhamento de conhecimentos, com objetivo de capacitar professores para disseminação de educação financeira entre crianças, adolescentes e adultos.

O objetivo é formar professores dos ensinos fundamental e médio de redes privadas e pública, utilizando a plataforma específica para a disseminação do ensino de educação financeira, tendo como expectativa alcançar 3 mil professores, em três anos.

A ideia que envolve Ministério da Economia, Ministério da Educação e prefeituras busca capacitar meio milhão de professores em Educação Financeira, disseminando conhecimentos para diversos públicos e de diferentes maneiras.

A escolha se deu, segundo a Comissão, porque Maringá já tem um bom histórico na área de Educação Financeira. Em 2019, destaca a comissão, foi criado o Movimento Prosperingá, um movimento que envolveu toda a comunidade na disseminação da educação financeira como base para a criação de uma sociedade cada vez mais próspera, atingindo mais de 15 mil pessoas em Maringá e região.

Promover a educação financeira da população é um objetivo comum de muitos países, por diversas razões: crescente oferta de produtos e serviços financeiros, maior longevidade da população, novas tecnologias financeiras etc. “A recente pandemia apenas reforçou essa necessidade, especialmente para os mais jovens, que irão enfrentar uma realidade financeira bem diferente da de seus pais”, considera o Governo Federal.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que a educação financeira comece o mais cedo possível, na escola, contribuindo para formar uma sociedade com bem-estar financeiro de maior qualidade. Entender conceitos financeiros, conhecer características, riscos e oportunidades de produtos e serviços financeiros, saber gerir as finanças pessoais, entre outras competências, integram um conjunto básico de capacidades necessárias a todo cidadão.

Mais informações podem ser obtidas neste site: www.edufinanceiranaescola.gov.br

Fonte: Renata Vicentim/Siacom.
Foto: Aldemir de Moraes.