A 14ª edição foi anunciada em encontro bilateral que reuniu o governador do Paraná e novo ministro do Paraguai
Na quarta-feira (02/08), o Sebrae/PR sediou um encontro bilateral entre o Paraguai e o Estado do Paraná. Durante o evento, promovido e organizado pela Câmara de Comércio Brasil e Paraguai, aconteceu o lançamento da 14ª Expo Paraguai e Brasil, que será realizada em Luque, no Paraguai, nos dias 21 e 22 de setembro. O evento contou com a participação de lideranças empresariais e representantes diplomáticos dos dois países e de representantes do Governo do Paraná.
Antes da apresentação da 14ª Expo Paraguai e Brasil, autoridades dos dois países participaram de uma reunião sobre a integração entre Brasil e Paraguai. Na ocasião, o governador do Paraná em exercício, Darci Piana, destacou o trabalho do G7, grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo paranaense, e a integração com o Governo estadual. Também salientou as oportunidades de integração entre o Paraná e o Paraguai.
“Temos muito o que fazer em comum com o Paraguai e vamos buscar formas de desenvolver a região de fronteira compartilhada, que é muito grande, buscando a industrialização e cooperativismo para trazer maior valor agregado à nossa produção agrícola. Somos o estado brasileiro que mais faz negócios com o Paraguai e temos que trabalhar em conjunto”, destacou.
Piana deu as boas-vindas ao novo ministro paraguaio de Indústria e Comércio, Javier Gimenez, e desejou sucesso em sua trajetória.
Giménez assumirá o cargo de ministro da Indústria e Comércio do Paraguai no próximo dia 15 de agosto. Segundo ele, o objetivo da visita é impulsionar a agenda de integração entre os dois países, especialmente com os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Temas como a integração na Ponte da Amizade, logística e a questão de Itaipu estarão em destaque, bem como a aliança entre empresários para fortalecer o comércio, exportação e importação.
O ministro designado destacou, ainda, a importância da nova ponte entre o Brasil e o Paraguai, que está em construção, mas ressaltou que é necessário agilizar os processos aduaneiros para tornar o tráfego mais eficiente na fronteira. Ele também falou sobre a importância da 14ª Expo Paraguai e Brasil. Para Javier, a feira será uma oportunidade para os empresários industriais brasileiros conhecerem as oportunidades de negócios que o Paraguai oferece, especialmente nas áreas de agroindústria e de energia limpa.
“Com a quitação da dívida de Itaipu e o amplo uso de energia limpa no país, o Paraguai se mostra atrativo para investimentos de todo o mundo, e o Brasil busca estreitar ainda mais essa troca de experiências econômicas”, observou.
Ainda sobre a Feira, o diretor da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Julio Dantas, completou que o evento promete ampliar os laços comerciais e culturais entre os dois países. Dantas ressaltou a abrangência da feira, que conta com seis pilares principais, incluindo rodadas de negócios, conferências, estandes institucionais, espaços para empresas privadas, coworking, startups e uma área cultural diversificada. Ele enfatizou que a feira é o maior evento da relação entre Brasil e Paraguai, atualmente.
“O evento é de grande importância econômica, já que no ano anterior gerou um total de US$ 161 milhões em negócios, e a previsão para este ano é alcançar US$ 180 milhões. Com mais de 2,5 mil visitantes esperados dos dois países, a Expo é uma oportunidade valiosa para estreitar as parcerias comerciais e atrair investimentos”, disse.
Conforme o coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, o Paraná, tradicionalmente, participa da feira com grupos de empresários. O Sebrae/PR, segundo ele, é um apoiador institucional do evento, junto com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
“Apoiamos os empresários que vão ao Paraguai e participam da feira, em busca de tratativas binacionais. É uma oportunidade de negócios e esse novo momento que o Paraguai está trazendo, porque o país vizinho sempre foi muito forte para os empresários de fronteira e a ideia é ampliar essas possibilidades de negócios para o Paraná”, acrescentou Rolim.
Presenças
Também participaram do evento, em Curitiba: o presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Antonio Carlos dos Santos; o cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, embaixador Celso Santiago Riquelme; a embaixadora María Amarilla; o diretor da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Julio Dantas; a gerente-geral da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, Carolina Vergara; o adido comercial da Rediex em São Paulo, Sebastián Bogado; o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; o superintendente da Ocepar, Nelson Costa; o assessor da diretoria do Sebrae/PR, Ricardo Dellaméa; e o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR e cônsul honorário da República Tcheca, Rui Lemes.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Fotos: Camila Tonett e Luís Miretzki