Seletiva Estadual da WorldSkills reuniu os melhores talentos técnico de25 unidades do Senai Paraná em 30 ocupações, preparando competidores para o cenário mundial
O Senai Paraná já está com força total rumo à próxima edição da WorldSkills (WS) – maior competição de profissões de nível técnico do mundo, prevista para acontecer em 2026 na cidade de Shanghai, na China.
Organizados em 30 diferentes ocupações de nível técnico, os medalhistas de ouro, prata e bronze, melhores aluno do Senai Paraná, foram premiados na última sexta-feira, 25 de outubro, durante cerimônia de encerramento da etapa estadual da WS, realizada no Auditório Mário de Mari, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.
“Participar de uma competição como esta exige o domínio de muitas competências e habilidades, mobilizadas para cumprir prazos e alcançar resultados com eficiência e eficácia. No Senai, temos a missão de formar profissionais prontos para o mundo do trabalho e o sonho de ver cada um deles alcançando o sucesso”, disse a Diretora Regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone durante cerimônia de encerramento.
Os primeiros lugares seguem agora para a próxima fase da competição – a Seletiva Nacional, disputando com outros competidores do país em suas respectivas ocupações, uma vaga para representar o Brasil na WorldSkills 2026, prevista para acontecer de 22 a 27 de setembro em Shanghai.
Ocupações em destaque: conheça as áreas em que o Senai Paraná disputa vaga na seletiva nacional para a WorldSkills 2026
- Ocupação: #01 – Mecânica industrial
2. Ocupação: #03 – Manufatura integrada
3. Ocupação: #04 – Mecatrônica
4. Ocupação: #05 – Desenho mecânico em CAD
5. Ocupação: #06 – Tornearia CNC
6. Ocupação: #07 – Fresagem CNC
7. Ocupação: #08 – Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
8. Ocupação: #09 – TI Soluções de Software
9. Ocupação: #10 – Soldagem
10. Ocupação: #12 – Aplicação de revestimentos cerâmicos
11. Ocupação: #16 – Eletrônica
12. Ocupação: #17 – Tecnologias Web
13. Ocupação: #18 – Instalações elétricas prediais
14. Ocupação: #19 – Controle industrial
15. Ocupação: #20 – Construção em alvenaria
16. Ocupação: #21 – Sistemas DryWall
17. Ocupação: #23 – Robótica móvel
18. Ocupação: #31 – Tecnologia da moda
19. Ocupação: #32 – Confeitaria
20. Ocupação: #33 – Tecnologia automotiva
21. Ocupação: #48 – Indústria 4.0
22. Ocupação: #50 – Arte digital 3D para games
23. Ocupação: #52 – Tecnologia de Laboratório Químico
24. Ocupação: #53 – Computação em nuvem
25. Ocupação: #54 – Segurança Cibernética
26. Ocupação: #55 – Tecnologia da água
27. Ocupação: #57 – Manufatura Aditiva
28. Ocupação: #58 – Construção digital BIM
29. Ocupação: #59 – Tecnologia em design industrial
30. Ocupação: #62 – Energias Renováveis
Etapa Estadual da WorldSkills reúne mais de 80 alunos de 25 unidades do Senai Paraná
A Seletiva Estadual do Senai Paraná aconteceu de 14 a 25 de outubro nas unidades do Senai Maringá CTM, Senai Londrina e Senai CIC, Parolin e Dr. Celso Charuri, em Curitiba, reunindo mais de 80 alunos-competidores e 76 equipes de 25 unidades do Senai pelo estado.
O evento de encerramento aconteceu em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema Fiep e reconheceu o melhor aluno-competidores desta edição com o Prêmio Gabriel D’Espindula, em alusão ao talento e o esforço destacado do competidor paranaense que, na WorldSkills de 2011, em Londres, conquistou medalha de ouro no mundial.
“Participar da WorldSkills foi uma das melhores experiências que o Senai já me proporcionou. As emoções que eu senti durante a competição foram algo que eu não seria capaz de sentir em outro lugar. Foi um longo período de treinamento que não teria sido possível sem meu tutor, Daniel Henrique, que me guiou por todo esse caminho, que ainda não acabou. Muito pelo contrário, está apenas começando. Do nacional espero desafios ainda maiores e grandes emoções, mas com certeza vou batalhar muito para trazer um ouro para casa!”, disse Miguel.
A premiação leva o nome do egresso do Senai Paraná Gabriel D’Espindula que, em 2011, representou o Brasil na WorldSkills International de Londres, na modalidade de Eletrônica. D’Espindula conquistou a medalha de ouro no mundial e tornou-se o melhor profissional de nível técnico do mundo em Eletrônica naquela edição da WS.
Fonte: Andressa Galeb/Sistemafiep – Fotos: Gelson Bampi.