O estudo, intitulado Macrotendências para o Futuro da Indústria 2040, será lançado pelo Observatório Nacional da Indústria, no dia 11 de dezembro
No dia 11 de dezembro, o Observatório Nacional da Indústria lança o estudo Macrotendências para o Futuro da Indústria 2040, um marco no planejamento estratégico das indústrias brasileiras para as próximas décadas. O evento, realizado presencialmente na Sala de Situação do Observatório Nacional, a partir das 9h30, contará também com transmissão ao vivo pelo YouTube e Zoom, possibilitando amplo acesso ao conteúdo.
O estudo é o resultado de 12 meses de trabalho intenso e colaborativo, conduzido pela Rede de Observatórios do Sistema Indústria, envolvendo 31 pesquisadores e cerca de 300 especialistas de 260 empresas de 10 setores industriais prioritários. A pesquisa mapeou 14 macrotendências globais que devem influenciar profundamente a dinâmica da indústria nacional, apresentando uma análise detalhada de suas implicações e recomendações estratégicas para os setores de Alimentos e Bebidas, Construção, Energia, Máquinas e Equipamentos, Metalurgia e Produtos de Metal, Minerais Metálicos, Produtos Químicos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Transporte, Armazenagem e Correio, Veículos, Embarcações e Aeronaves.
Estratégias concretas
Entre as tendências identificadas estão questões críticas como a transição verde, as transformações no mundo do trabalho e as mudanças climáticas. Cada uma delas foi minuciosamente avaliada em termos de impacto e urgência, resultando em um framework prático que auxilia as empresas a traduzirem as tendências em estratégias concretas. Além disso, o estudo propõe soluções para preparar o setor industrial frente a desafios como desigualdades socioeconômicas e instabilidades geopolíticas.
Com uma abordagem prospectiva, o projeto visa destacar a importância de antecipar transformações globais para orientar a tomada de decisão e o planejamento estratégico de médio e longo prazo. Segundo os idealizadores, essa perspectiva não apenas mitiga riscos, mas também posiciona as empresas como agentes proativos de mudança, alinhados às demandas e oportunidades emergentes no mercado global.
Os participantes do evento terão acesso exclusivo às análises e recomendações que podem transformar ameaças em oportunidades, promovendo um ambiente industrial mais resiliente e inovador. Empresas, gestores e formuladores de políticas públicas estão convidados a conhecer este estudo, que promete ser um guia estratégico indispensável até 2040.
Clique aqui e inscreva-se para acompanhar a transmissão!
Fonte: Elaine Barroso/Sistema Fiep.