Bibliotecas municipais participam da Flim 2025 com exposição de livros e contação de histórias

Evento começou na quarta-feira (8), e segue até domingo (12), na Travessa Jorge Amado

Durante o evento, o estande das bibliotecas municipais apresenta uma curadoria especial de livros dos escritores participantes da Flim

As bibliotecas municipais estão presentes na 12ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que começou nesta quarta (8), e segue até domingo (12), na Travessa Jorge Amado. Durante o evento, as bibliotecas realizam a exposição de obras dos autores participantes da Flim e promovem uma programação especial voltada à população.

O estande das bibliotecas municipais apresenta uma curadoria especial de livros dos escritores participantes da Flim. Com isso, o público pode conhecer mais sobre as obras literárias, de diferentes gêneros e estilos. Além da exposição, as bibliotecas promovem contação de histórias para as crianças. As atividades têm atraído turmas das escolas municipais e particulares, criando um ambiente lúdico e inspirador que desperta o interesse pela leitura.

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou que a participação das bibliotecas municipais na Flim fortalece a formação de novos leitores e o acesso à cultura. “As contações de histórias e a curadoria de obras aproximam o público dos livros de forma leve e inspiradora. E a literatura ganha vida e conecta gerações, saberes e emoções”, afirmou.

“São histórias que contribuem para os sentimentos, para aumentar o senso crítico e o leque de informações. Também temos as ilustrações, que são elementos fundamentais para que a criança consiga assimilar aquele conteúdo e se identificar com aquela história”, afirmou a bibliotecária da Biblioteca Municipal Pioneiro Manoel P. Camacho Filho, Thaís Cibin.

“As crianças ouvirão históricas como Bicho Bolota, Monstrinhos das Flores, A Greta e os Gigantes, entre outras obras de autores diversos”, destacou a bibliotecária da Biblioteca Municipal Profª. Tomires Moreira de Carvalho, Soraia Barbosa Felipini.

A professora Maristela Cristina Lopes levou os alunos do 4º ano da Escola Municipal Benedita Natália Lima para aproveitar a Flim. Por meio do vale-livro, as crianças puderam levar obras para casa. “O fato de verem outras crianças consumindo livros serve de exemplo para eles”, destaca a professora.

Fonte: SeCom
Foto: Rafael Macri/PMM.