Crianças receberam versão didática do Plano de Manejo e tornaram-se agentes mirins de proteção do parque

Dentro da programação do aniversário de 54 anos do Parque do Ingá, alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz receberam nesta terça-feira (14), o ‘Meu Planinho de Manejo’, material lúdico de educação ambiental voltado para crianças. O material, no formato de livro de colorir, reúne diversas informações sobre a fauna e flora da unidade de conservação. O objetivo da ação é sensibilizar os alunos sobre a importância do Parque do Ingá e da conservação do meio ambiente.
A atividade ocorreu no Parque do Ingá e foi organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM). O planinho de manejo é uma versão lúdica para as crianças do Plano de Manejo, documento que orienta todas as ações executadas dentro do parque. O material infantil destaca a importância de não alimentar animais silvestres e o trabalho de complementação da alimentação das espécies, além de reforçar a história do parque e a importância da destinação correta de resíduos gerados pelos visitantes.

O diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend, destacou a importância da iniciativa. “Em celebração ao aniversário do Parque, promovemos essa atividade de educação ambiental com a distribuição de material lúdico para as crianças com o objetivo de ensinar, conscientizar e reforçar que elas são o futuro do município. Também convidamos cada uma para assinar uma anotação de responsabilidade técnica mirim e de maneira simbólica se comprometer a defender a natureza, cuidar dos animais, das plantas e proteger o nosso planeta”, diz.

A ação de educação ambiental foi conduzida por meio de palestra ministrada pela técnica de Meio Ambiente do IAM, Andressa Pelozo. Ela explicou aos alunos da rede municipal sobre o cuidado com a fauna e flora e apresentou diversas espécies de animais que vivem no Parque do Ingá.
Um dos animais que vivem na unidade de conservação é a gralha-picaça, ave símbolo da Mata Atlântica e guardiã da biodiversidade que tornou-se mascote do Parque: a mascote Celeste. Os alunos ganharam um boneco da mascote confeccionado com reaproveitamento de resíduos têxtil. O boneco foi doado pela Gralha Azul Uniformes e foi produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos gerados pela empresa.
Fonte: SeCom
Fotos: Divulgação/PMM.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá








