Alunos da rede municipal participam de atividade de educação ambiental no Parque do Ingá

Crianças receberam versão didática do Plano de Manejo e tornaram-se agentes mirins de proteção do parque

Alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz receberam nesta terça-feira, 14, o ‘Meu Planinho de Manejo’, material lúdico de educação ambiental voltado para crianças

Dentro da programação do aniversário de 54 anos do Parque do Ingá, alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz receberam nesta terça-feira (14), o ‘Meu Planinho de Manejo’, material lúdico de educação ambiental voltado para crianças. O material, no formato de livro de colorir, reúne diversas informações sobre a fauna e flora da unidade de conservação. O objetivo da ação é sensibilizar os alunos sobre a importância do Parque do Ingá e da conservação do meio ambiente.

A atividade ocorreu no Parque do Ingá e foi organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM). O planinho de manejo é uma versão lúdica para as crianças do Plano de Manejo, documento que orienta todas as ações executadas dentro do parque. O material infantil destaca a importância de não alimentar animais silvestres e o trabalho de complementação da alimentação das espécies, além de reforçar a história do parque e a importância da destinação correta de resíduos gerados pelos visitantes.

Crianças assinaram anotação de responsabilidade técnica mirim e de maneira simbólica se comprometeram a defender a natureza

O diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend, destacou a importância da iniciativa. “Em celebração ao aniversário do Parque, promovemos essa atividade de educação ambiental com a distribuição de material lúdico para as crianças com o objetivo de ensinar, conscientizar e reforçar que elas são o futuro do município. Também convidamos cada uma para assinar uma anotação de responsabilidade técnica mirim e de maneira simbólica se comprometer a defender a natureza, cuidar dos animais, das plantas e proteger o nosso planeta”, diz.

A ação de educação ambiental foi conduzida por meio de palestra ministrada pela técnica de Meio Ambiente do IAM, Andressa Pelozo

A ação de educação ambiental foi conduzida por meio de palestra ministrada pela técnica de Meio Ambiente do IAM, Andressa Pelozo. Ela explicou aos alunos da rede municipal sobre o cuidado com a fauna e flora e apresentou diversas espécies de animais que vivem no Parque do Ingá.

Um dos animais que vivem na unidade de conservação é a gralha-picaça, ave símbolo da Mata Atlântica e guardiã da biodiversidade que tornou-se mascote do Parque: a mascote Celeste. Os alunos ganharam um boneco da mascote confeccionado com reaproveitamento de resíduos têxtil. O boneco foi doado pela Gralha Azul Uniformes e foi produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos gerados pela empresa.

Fonte:  SeCom
Fotos: Divulgação/PMM.