Quarta cabeça de chave no individual feminino, a atleta superou Jackeline Luz na semifinal da 1ª Etapa do Circuito Nacional, vencendo por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 22/20)
Ana Júlia Iwata
Estão definidos os finalistas da 1ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton de 2026. Na chave simples feminina, Ana Júlia Ywata superou Jackeline Luz em duelo de viradas e confirmou vaga na decisão em Curitiba (PR). Em casa, a atleta do clube Zardo Morgenau fez 2 sets a 1 em cima da rival, parciais de 19/21, 21/18 e 22/20. Na decisão entre as mulheres, a quarta cabeça de chave do torneio enfrenta Jeisiane Alves, melhor ranqueada da competição, que venceu na semifinal Maria Júlia Nascimento, também em três games: 16/21, 21/7 e 21/13.
“Estou muito feliz com o resultado. Não foi um jogo fácil, mas estou feliz de sair com a vitória e amanhã espero ter um bom resultado também”, afirmou Ana Júlia Ywata, que comentou sobre as viradas nos momentos decisivos. “Meu coração estava mil, mas em todo momento, em todo ponto, eu estava tentando me acalmar, respirar, fazer as batidas todas conscientes para não acabar errando, não acabar forçando o ponto. Não adianta tentar matar o ponto na primeira peteca, então tem que ter paciência”, completou a finalista.
Ana Júlia Ywata conhece bem a oponente da decisão. “Espero ter um bom desempenho. Ela é uma adversária muito boa. Eu treinei o mês inteiro com ela em Piracicaba, então espero que seja um bom duelo”, concluiu. Já no individual masculino, Deivid Silva confirmou favoritismo e eliminou Caio Silva na semifinal por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/11. Agora, o principal cabeça de chave duela pela medalha de ouro na Etapa de Curitiba contra Artur Pomoceno, que ganhou de Marcos Sousa: 21/12 e 21/11.
“Essa semifinal foi muito importante para mim. O Caio é um adversário muito qualificado e estou muito feliz de estar na final novamente. No último torneio, ano passado em Goiânia, acabei ficando nas quartas e saí bem triste. Só que não abaixei a cabeça, continuei treinando forte e voltei agora para a final”, disse Deivid Silva “Amanhã é contra o Artur, grande rival também. Já existe uma rivalidade, então, agora é descansar e se preparar para buscar essa medalha de ouro”, finalizou o principal cabeça de chave em Curitiba.
Deivid Silva
Finalistas nas duplas
Klerton Silva e Marcos Sousa, principais cabeças de chave, brigam pela medalha de ouro da Etapa de Curitiba contra Alisson Vasconcellos e Willian Guimarães. Os dois primeiros estão na final por terem vencido João Taveira e Pedro Taveira, por 2 a 1 (21/14, 12/21 e 21/15). Já a outra parceria finalista das duplas masculinas conquistou o direito de disputar o título ao ganhar de D´Artagnan Silva e Gabriel Fonseca, segundos ranqueados entre os inscritos, em games diretos: 21/19 e 21/14.
“Muito feliz pelo resultado. No ano passado a gente começou também com a vitória no primeiro Nacional e a gente conseguiu manter esse resultado. Estamos trabalhando para isso e pretendemos continuar chegando em todas as finais dos campeonatos brasileiros”, disse Marcos Sousa. “Eu também fico muito feliz em chegar a mais uma final, começar o ano bem. Queria agradecer a Deus que deu tudo certo cheguei na final e amanhã pretendo ganhar o título”, acrescentou Klerton Silva.
Entre as mulheres, Gabriela Marques e Victoria Moreira avançaram para a final ao superarem Luísa Rocha e Natália Stein em três games: 21/14, 11/21 e 11/21. Elas encaram na decisão Amanda Santos e Maria Júlia Nascimento, que derrotaram as favoritas Karen Souza e Maria Santos, melhores ranqueadas em Curitiba, por 2 a 0 (21/18 e 21/17). “A gente está treinando desde o começo do ano para isso, muito focadas nas duplas femininas. Esse jogo foi complicado e bem acirrado. Amanhã vai ser ainda mais difícil”, comentou Gabriela Marques.
“A gente está se preparando faz muito tempo para isso. Definimos nosso objetivo na dupla feminina agora e esse é o primeiro campeonato que a gente está jogando juntas. Estávamos confiantes, mas não esperávamos estar na final, ainda mais de virada. Mas a gente fica muito feliz com o resultado”, completou Victoria Moreira. Por fim, nas duplas mistas, D´Artagnan Silva e Jeisiane Alves ganharam de Isak Batalha e Karen Souza (16/21, 21/19 e 24/22) e pegam na final Renan Melo e Maria Santos, que venceram Willian Guimarães e Bianca Lima: 21/15, 16/21 e 21/12.
Confira no link abaixo todos os resultados deste sábado (7) do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) – 1ª Etapa Circuito Nacional Badminton 2026:
https://www.tournamentsoftware.com/tournament/10b60abd-be88-4787-aae5-d10ce0d68b08/matches/2026020
Sobre a CBBd
A CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) é a entidade responsável por administrar, dirigir, controlar, incentivar e difundir em todos os estados brasileiros a prática de Badminton, Parabadminton e Airbadminton. Fundada em 1993, a CBBd tem sede no Rio de Janeiro e um Centro de Treinamento em Piracicaba, no interior de São Paulo. A entidade é filiada à Confederação Sul-Americana (CONSUBAD), Confederação Pan-Americana (BPAC) e Federação Mundial (BWF) da modalidade. A CBBd tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro, parcerias com o Ministério do Esporte, CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e Comitê Brasileiro de Clubes e patrocínio de Loterias CAIXA, DAIANOX e Centro Cultural da Ásia em São Paulo (Yawen). Siga a CBBd nas redes sociais: X, instagram e facebook.
Fonte: Ygor Resende/Esporte e Negócio
Fotos: Patrick Schocair/Fotop.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá







