Abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Categorias “Ciência e tecnologia” e “Negócios internacionais” são novidades desta edição

Finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Paraná ao lado de equipe do Sebrae/PR, em 2023. (Foto: Inove)

As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) estão abertas até o dia 30 de julho. Mulheres empreendedoras podem participar gratuitamente, inscrevendo-se pelo site do prêmio. Além de preencher o formulário, é preciso enviar um vídeo curto, de até dois minutos, apresentando-se e destacando a trajetória empreendedora. Para auxiliar na produção do vídeo, as candidatas paranaenses podem acessar um tutorial com dicas práticas ou procurar ajuda em qualquer unidade do Sebrae/PR.

Neste ano, a premiação conta com duas novas categorias: “Ciência e tecnologia”, para mulheres com empresas de base tecnológica; e “Negócios internacionais”, destinada àquelas que alcançaram o mercado global. Completam as cinco categorias “Microempreendedora Individual (MEI)”; “Pequeno negócio”; e “Produtora rural”.

“O prêmio reforça a importância de uma boa gestão e proporciona visibilidade para as participantes. É uma vitrine de iniciativas inspiradoras, que podem impactar a jornada empreendedora de outras mulheres e que, certamente, aprofunda as ações para que o empreendedorismo feminino tome seu lugar de protagonismo”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Janaina Nardin Dib.

Lucélia Aparecida da Costa, do Sítio Jabotoma, de Jaboti, venceu na categoria Produtora Rural na etapa estadual no ano passado e foi finalista nacional. (Foto: Adriano Oltramari)

Desde 2004, quando foi criado, o prêmio acumula a participação de mais de 100 mil mulheres e mais de 200 empreendedoras premiadas.

Na última edição, na etapa estadual, a vencedora na categoria “Produtora rural” foi Lucélia Aparecida da Costa, de Jaboti, no norte pioneiro, levou o prêmio estadual e esteve entre as finalistas de todo o Brasil.

Fptp -3

Na categoria “Pequenos negócios”, a ganhadora foi Flavia Gnoatto, da empresa Empório do Pão, de Pato Branco, na região sudoeste. E na categoria “Microempreendedora Individual (MEI)”, a vencedora foi a empresária Ana Elisa Stefani Vercelheze, da Ana Vegana, de Londrina, no norte do Estado.

Etapas

O PSMN tem as etapas estaduais, regionais e nacional. Na primeira etapa, são escolhidas até cinco candidatas por estado, uma de cada categoria. As mais bem avaliadas em cada categoria serão selecionadas na etapa regional (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá uma indicada por categoria para a fase nacional. A grande final ocorrerá em Brasília (DF), em data a ser definida. As vencedoras nacionais receberão troféus de reconhecimento, participarão de uma missão nacional no próximo ano e ganharão prêmios.

Requisitos

Para se candidatar é necessário ter mais de 18 anos e ser administradora da empresa e protagonista da história de sucesso do negócio. Outros detalhes podem ser conferidos no regulamento do prêmio.

Cenário

O Paraná conta com 1,648 milhão de empreendedores ou donos de negócios, formais ou informais. Cerca de 50% da população paranaense é feminina e, deste universo, 32% empreendem. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como recorte o quarto trimestre de 2023.

Site do Prêmio: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná