A ′Cidade Árvore do Mundo′ recebe a partir desta terça-feira (19), palestrantes nacionais e internacionais no Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e no Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana. A abertura oficial do evento, que tem chancela da maior sociedade de arboricultura do planeta, será nesta terça, às 14h, no auditório da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).
O evento é realizado pela Prefeitura de Maringá, Sociedade Brasileira de Arborização e International Society of Arboriculture. A cerimônia de abertura contará com a presença do prefeito Ulisses Maia, do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sérgio Chaves e diversas autoridades. A palestra principal do primeiro dia será ministrada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. Clique AQUI e confira a programação completa.
O evento segue até sábado, 23, e reunirá 52 palestrantes. A programação inclui mesas redondas, visitas técnicas, congresso mirim para crianças e minicursos. O prefeito Ulisses Maia destaca que o evento reforça o compromisso da gestão municipal com o manejo da arborização urbana. Maringá conquistou em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o título de ′Cidade Árvore do Mundo′, reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e da Fundação Arbor Day. A riqueza natural, preservada e cuidada pela gestão municipal, reúne cerca de 150 mil árvores.
“É uma enorme alegria receber esse grandioso evento em Maringá e que consolida nossa cidade como referência nacional em arborização urbana. Estamos comprometidos com a ciência, tecnologia e inovação e o congresso será muito importante para toda a região, com informações técnicas para diversos municípios sobre planejamento estratégico e manejo da arborização”, afirma o prefeito.
A programação do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e do Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana iniciou na sexta-feira, 15, com o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores. No total, 32 inscritos participaram da competição nas modalidades classificatórias de lançamento de linha, resgate aéreo, escalada rápida auxiliada, trabalho na árvore e escalada livre.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Foto: Thiago Louzada.