|
Todas as 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) foram contempladas com a doação de máscaras hospitalares N95 feita pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A entrega do material começou a ser feita nesta sexta-feira (19/6), pela manhã, na sede da entidade maringaense.
O presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, agradeceu os diretores e associados da Acim por terem pensado na região. Ele destacou que o enfrentamento à COVID-19 é uma missão de toda a sociedade e ressaltou ser impossível o Poder Público, sozinho, resolver o problema da dimensão de uma pandemia. “Quando unificamos nossas forças, chegamos a grandes resultados”, frisou.
SAMU
Rogério Aparecido Bernardo, prefeito de Ângulo e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Pró-Amusep), também agradeceu o empresariado pela doação e por ter destinado uma cota para os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Regional Noroeste. Durante a pandemia, a frota do Samu está responsável pelo transporte dos pacientes, com suspeita ou testados positivos, das cidades de origem para os hospitais de referência na região. “Além de manter o socorro aos casos de urgência e emergência”, comenta Bernardo. O Pró-Amusep é quem administra o Samu Regional.
A prefeita de Flórida, Márcia Cristina Dall Ago, afirma que a pandemia é um desafio a ser vencido a partir da cooperação de todos e do desenvolvimento de ações planejadas, e coordenadas. O prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado, acrescenta que o novo coronavírus atinge a todos de forma intensa e cabe à sociedade civil organizada, poder público e à iniciativa privada, de maneira coesa, encontrar ou construir os caminhos para a humanidade ultrapassar esta barreira de escala mundial.
MOBILIZAÇÃO
De acordo com o vice-presidente da Acim, Mohamad Ali Awada Sobrinho, desde o início da pandemia a Associação Comercial tem mobilizado o empresariado maringaense para desenvolver ações que contribuam para reduzir o impacto da crise na atividade econômica e permitam preservar o maior número de vidas possível. Na Saúde, a entidade, além das máscaras, doou respiradores, monitores, outros equipamentos, mobiliário, insumos e materiais para o Hospital Regional Universitário de Maringá e o Hospital Municipal de Maringá.
EXCLUSIVO
A máscara N95 é de uso exclusivo para os profissionais da área de Saúde, principalmente, os que atuam na linha de frente do combate à COVID-19 e nas unidades de terapia intensiva (UTIs).
Fonte: Jornalista Claudio Galleti/Galleti Assessoria de Comunicação – Fotos: Ivan Amorim