A Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim, foi uma das homenageadas no prêmio “Desenvolvimento Local”, concedido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que reconheceu três entidades do Sistema CACB pelo destaque nacional no desenvolvimento local e no apoio ao associativismo e ao empreendedorismo em seus municípios. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de junho, durante o 11th World Chambers Congress, realizado no Rio de Janeiro.
A Acim foi homenageada devido às várias iniciativas bem-sucedidas que serviram de modelo para entidades empresariais do sistema CACB e até de outros sistemas. Um dos destaques foi o Observatório Social, entidade que visa a melhorar a aplicação dos recursos financeiros do governo local, por meio de acompanhamento de voluntários que analisam e acompanham os processos de compras e gestão de estoques.
Outra iniciativa que contribuiu para a premiação foi o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), que reúne a sociedade civil organizada – sindicatos, escolas, faculdades, governo, associações, ONGs, e outros – para contribuir e definir o planejamento do município.
“É motivo de orgulho para a Acim receber o prêmio em um evento desta magnitude. É o reconhecimento do trabalho, das boas práticas e da gestão voltada ao associativismo”, destaca o presidente da Associação Comercial, Michel Felippe Soares. Ele participou da cerimônia acompanhado do vice-presidente Mohamad Ali Awada Sobrinho e do presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. O prêmio foi entregue pelo presidente da CACB, George Pinheiro.
Além da Acim, foram premiadas as associações comerciais de Joinville/SC e Ribeirão Preto/SP. As três entidades foram selecionadas por um júri especial, escolhido pela CACB.
WORLD CHAMBERS CONGRESS
O World Chambers Congress é o maior congresso mundial das Câmaras de Comércio e foi realizado pela primeira vez na América do Sul. O evento reúniu cerca de mil participantes de cem países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro, para discutir soluções para assuntos globais de maior relevância no mundo empresarial.
A partir do tema do evento, ‘Criando um futuro compartilhado’, os participantes trataram de assuntos como desenvolvimento sustentável, crescimento e desenvolvimento econômico, combate à corrupção e o impacto da tecnologia nos negócios.
Fonte: Jornalista Rosangela Gris/Textualcom – Foto: Divulgação.