ACIM reinaugura sede e homenageia lideranças

Reinauguração da sede da Acim, em Maringá
Reinauguração da sede da Acim, em Maringá
Reinauguração da sede da Acim, em Maringá
Apresentação da orquestra filarmônica Unicesumar
Presidente da Acim, Michel Felippe Soares
Presidente da Faciap e do Sebrae Paraná, Fernando Moraes
Prefeito Ulisses Maia
Prefeito Ulisses Maia, presidente da Acim Michel Felippe Soares e governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior
Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior
O prédio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim, foi reinaugurado em 27 de setembro e agora leva o nome de Edifício Adilson Emir Santos, em homenagem ao ex-presidente que faleceu em 2017. Além disso, outros empresários e lideranças que contribuíram com a história da entidade ganharam nomes nos novos espaços da sede, depois de uma revitalização de 2 mil metros quadrados. Agora, o prédio conta com ambientes para os cursos da Escola de Negócios e uma área dedicada ao Inovus, um programa de aceleração de ideias e projetos com o acompanhamento de especialistas e à disposição dos associados.

Uma cerimônia com 400 pessoas marcou a reinauguração da sede da entidade. Entre os presentes estavam familiares de homenageados e lideranças como o governador Carlos Massa Ratinho Junior; prefeito Ulisses Maia, chefe da Casa Civil, Guto Silva; secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; deputados federais Enio Verri e Ricardo Barros; deputados estaduais, vice-prefeito Edson Scabora e vereadores, além de 14 juízes e representantes das forças de segurança.

O evento iniciou com apresentação da orquestra filarmônica Unicesumar e pronunciamentos, incluindo do presidente da Acim, Michel Felippe Soares. “Temos uma sede à altura dos nossos associados. Os novos espaços permitem não apenas ampliar, como modernizar o trabalho. É uma proposta conectada aos novos modelos de negócios e fizemos questão de homenagear quem nos antecedeu. Vamos continuar participando do desenvolvimento da cidade”, destacou.

Durante depoimento, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, reforçou que a Acim é um exemplo para o associativismo. “É um prédio novo e cheirando à inovação”.

Já o prefeito Ulisses Maia destacou a participação ativa da sociedade e da Acim, que se preocupa com o destino da cidade. O governador Ratinho Junior destacou que o trabalho da entidade serviu de inspiração para o desenvolvimento do Paraná para os próximos 30 anos com a criação do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná. “O poder público não tem uma cultura de planejamento a médio e longo prazos. Maringá, ao contrário disso, trouxe essa inovação ao Brasil e se tornou grande referência em planejamento, graças também à atuação de entidades como a Acim”, disse.

O primeiro ambiente inaugurado foi o prédio, que leva o nome de Adilson Emir Santos. Em seguida foram inauguradas as salas da Escola de Negócios, que passam a levar os nomes de Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar, com participação ativa na Acim; Fernando Ferraz, fundador da FA Maringá que desde 1976 participa da Associação Comercial e foi representado pelo filho Carlos Ferraz; Ariovaldo Costa Paulo, fundador da Arilu Distribuidora e ex-presidente da ACIM; Carlos Alberto Tavares Cardoso, diretor-presidente da Companhia Sulamericana de Distribuição – CSD e ex-presidente da Acim; e Atair Niero, ex-presidente da Associação Comercial.

Já Inovus, que fica no primeiro andar, leva o nome de Espaço Michel Felippe em homenagem ao empresário que foi dono do Hospital Santa Lúcia e presidente da Somaco (avô do presidente da Acim).

Foi inaugurada, ainda, a antessala no segundo andar, com nome de Gastão de Mesquita Filho, engenheiro civil e principal executivo da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela implantação de Maringá. Como já faleceu, quem recebeu a homenagem foi o neto, Christiano Mesquita.

Também no segundo andar receberam os nomes de salas Sidney Meneguetti, o presidente mais jovem da Acim e representado, na cerimônia, pelo filho Samuel Meneguetti; e Raymundo do Prado Vermelho, advogado e ex-presidente da entidade que deu nome à sala da superintendência.

História
O prédio onde funciona a Associação Comercial é histórico, data de 1954. A entidade funciona no local desde 2002, na gestão de Jefferson Nogaroli, mas antes, em 1999, passaram a funcionar ali o Sicoob, Casa Mercosul (hoje Instituto Mercosul) e entidades ligadas à Acim. Em 2011, o prédio foi reformado durante a gestão de Adilson Emir Santos. São quase 4 mil metros distribuídos em três andares, para o atendimento e a prestação de serviços aos quase 5 mil associados. Lá trabalham cerca de 60 colaboradores, além das equipes de entidades parceiras que recebem apoio institucional.

Fonte: Jornalista Giovana Campanha/Matéria Comunicação.
Fotos: Ivan Amorin/Pólen Imagens.