Uma cerimônia com 400 pessoas marcou a reinauguração da sede da entidade. Entre os presentes estavam familiares de homenageados e lideranças como o governador Carlos Massa Ratinho Junior; prefeito Ulisses Maia, chefe da Casa Civil, Guto Silva; secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; deputados federais Enio Verri e Ricardo Barros; deputados estaduais, vice-prefeito Edson Scabora e vereadores, além de 14 juízes e representantes das forças de segurança.
O evento iniciou com apresentação da orquestra filarmônica Unicesumar e pronunciamentos, incluindo do presidente da Acim, Michel Felippe Soares. “Temos uma sede à altura dos nossos associados. Os novos espaços permitem não apenas ampliar, como modernizar o trabalho. É uma proposta conectada aos novos modelos de negócios e fizemos questão de homenagear quem nos antecedeu. Vamos continuar participando do desenvolvimento da cidade”, destacou.
Durante depoimento, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, reforçou que a Acim é um exemplo para o associativismo. “É um prédio novo e cheirando à inovação”.
Já o prefeito Ulisses Maia destacou a participação ativa da sociedade e da Acim, que se preocupa com o destino da cidade. O governador Ratinho Junior destacou que o trabalho da entidade serviu de inspiração para o desenvolvimento do Paraná para os próximos 30 anos com a criação do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná. “O poder público não tem uma cultura de planejamento a médio e longo prazos. Maringá, ao contrário disso, trouxe essa inovação ao Brasil e se tornou grande referência em planejamento, graças também à atuação de entidades como a Acim”, disse.
O primeiro ambiente inaugurado foi o prédio, que leva o nome de Adilson Emir Santos. Em seguida foram inauguradas as salas da Escola de Negócios, que passam a levar os nomes de Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar, com participação ativa na Acim; Fernando Ferraz, fundador da FA Maringá que desde 1976 participa da Associação Comercial e foi representado pelo filho Carlos Ferraz; Ariovaldo Costa Paulo, fundador da Arilu Distribuidora e ex-presidente da ACIM; Carlos Alberto Tavares Cardoso, diretor-presidente da Companhia Sulamericana de Distribuição – CSD e ex-presidente da Acim; e Atair Niero, ex-presidente da Associação Comercial.
Já Inovus, que fica no primeiro andar, leva o nome de Espaço Michel Felippe em homenagem ao empresário que foi dono do Hospital Santa Lúcia e presidente da Somaco (avô do presidente da Acim).
Foi inaugurada, ainda, a antessala no segundo andar, com nome de Gastão de Mesquita Filho, engenheiro civil e principal executivo da Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela implantação de Maringá. Como já faleceu, quem recebeu a homenagem foi o neto, Christiano Mesquita.
Também no segundo andar receberam os nomes de salas Sidney Meneguetti, o presidente mais jovem da Acim e representado, na cerimônia, pelo filho Samuel Meneguetti; e Raymundo do Prado Vermelho, advogado e ex-presidente da entidade que deu nome à sala da superintendência.
História
O prédio onde funciona a Associação Comercial é histórico, data de 1954. A entidade funciona no local desde 2002, na gestão de Jefferson Nogaroli, mas antes, em 1999, passaram a funcionar ali o Sicoob, Casa Mercosul (hoje Instituto Mercosul) e entidades ligadas à Acim. Em 2011, o prédio foi reformado durante a gestão de Adilson Emir Santos. São quase 4 mil metros distribuídos em três andares, para o atendimento e a prestação de serviços aos quase 5 mil associados. Lá trabalham cerca de 60 colaboradores, além das equipes de entidades parceiras que recebem apoio institucional.
Fonte: Jornalista Giovana Campanha/Matéria Comunicação.
Fotos: Ivan Amorin/Pólen Imagens.