ARQUITETURA – Traços que contam histórias

Família Mendes Cardoso Arthur, José Carlos-Sandra e Adriano.
Para a equipe de profissionais do Escritório Mendes Cardoso Arquitetura, a receita do sucesso é fazer o que gosta e atender às necessidades dos clientes.
Para a equipe de profissionais do Escritório Mendes Cardoso Arquitetura, a receita do sucesso é fazer o que gosta e atender às necessidades dos clientes.

Escritório Mendes Cardoso Arquitetura completa trinta anos de atividade com mais de 500 edifícios idealizados, em um total superior a dois milhões de metros quadrados de área projetada

“O importante não é apenas construir obras, mas edificar, em nós mesmos, a certeza de um amanhã cada vez melhor”. Quando a frase foi formulada, o arquiteto José Carlos Mendes Cardoso percorria o trecho inicial de uma carreira que se configuraria sólida.

Corria o ano de 1987, três após a formatura na Universidade Estadual de Londrina, a UEL. Na prancheta, os traços dele eram inspirados no estilo do arquiteto Júlio Ribeiro. Na época, um dos mais influentes profissionais da área, o londrinense foi um dos inspiradores de Mendes Cardoso.

A explicação pela influência é simples. Durante três anos, enquanto frequentava a faculdade, Mendes Cardoso atuou como estagiário no escritório de Ribeiro. “O estágio marcou a minha linha de produção e ajudou a definir o caminho que eu ia percorrer, a partir de então”, destaca.

Desde o início, há três décadas, Mendes Cardoso diz ter optado por ser um prestador de serviços, focado em atender às necessidades do cliente. Assim, semelhante ao que Ribeiro fazia em Londrina, ele começou a projetar edifícios residenciais em Maringá. “Fomos um dos pioneiros a trabalhar com as construtoras”, ressalta.

Ele recorda que, no fim da década de oitenta do século passado, era raro arquitetos conceberem os projetos dos condomínios verticais. “Enfrentamos muitas dificuldades. Havia muita resistência. Éramos vistos como profissionais que cobravam caro e só fazia obras para madame”, comenta.

Ao poucos, ele conseguiu quebrar o paradigma e criou vínculos com clientes que duram até hoje. Ao longo das três décadas de atividade, das pranchetas do escritório brotaram, além dos edifícios, shopping centers, residências, clínicas médicas, condomínio horizontais, imóveis empresariais, entre outros.

Na opinião de Mendes Cardoso, diversificar é saudável. Oxigena a mente. Incentiva o profissional a buscar novas tendências, a recorrer a novas técnicas. A manter-se atualizado. “Independentemente do segmento, no entanto, a nossa meta é oferecer conforto, qualidade e funcionalidade”, acrescenta.

Hoje, com trinta anos de atuação, mais de 500 edifícios idealizados, que contabilizam mais de dois milhões de metros quadrados de área projetada, Mendes Cardoso mantêm-se motivado a fazer mais. Para ele que, por onde anda se depara com uma obra que leva a sua assinatura, o importante é “construir um amanhã cada vez melhor”. (Texto originalmente publicado na edição impressa de nº 04, da Revista AaZ Magazine).

Texto: Especial pelo Jornalista Claudio Galleti – Fotos: Vanessa Rocha

Arquiteto José Carlos Mendes Cardoso é Mestre em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre por natureza

Os olhos de José Carlos Mendes Cardoso brilham quando ele fala de Arquitetura. Agora, a sala de reuniões do escritório ganha uma luminosidade mais intensa quando descreve a experiência como professor universitário. Há 15 anos, ele é titular da disciplina de Projeto de Edifícios Verticais, da Universidade Estadual de Maringá, a UEM.

“Sou concursado”, faz questão de frisar. É Mestre em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em Eficiência Energética e Conforto Ambiental. Se uma atividade concorre com a outra? “Que nada. Até ajuda. Tenho que me manter atualizado, pesquisar. Emprego o conhecimento em sala, com os alunos, e nos projetos do escritório”, garante.

Centro Empresarial Empire Center, em execução, em Maringá, no Paraná, é um dos mais de 500 edifícios projetados pela equipe do Escritório Mendes Cardoso de Arquitetura