Branding não é logotipo, não é sua nova identidade visual!

Para fazer branding, é preciso saber qual o propósito e o posicionamento desejado da sua marca

(*) Por Andy Giacometti

Vejo muitos empresários orgulhosos apresentando para seus clientes, parceiros e amigos a nova identidade visual, ou simplesmente a ‘nova logo’ da empresa, dizendo que investiram muito no branding da sua organização. Desculpe desapontá-los, mas isso não é branding!

Mas se isso não é branding, o que é?

Branding, que significa gestão de marca, é o conjunto de ações e estratégias, contínuas e consistentes, com o objetivo único de gerar mais valor para sua marca e seu negócio.

E, diferente do que muitos pensam, branding não é somente para grandes empresas. A gestão de marca pode, e na minha opinião deve ser feita em pequenas e médias empresas, nascentes ou naquelas que já estão há algum tempo no mercado.

Fazer a gestão de marca ou branding da sua empresa significa trabalhar, de forma permanente e intencional, estratégias e ações com o objetivo de manter um alinhamento de quatro pilares: marca, negócio, comunicação e cultura. Para fazer branding, é preciso saber qual o propósito e o posicionamento desejado da sua marca. Precisamos entender a fundo, e de forma muito estratégica, qual a proposta de valor do seu negócio. Nos dias atuais entender, antes de comunicar, como a sua marca deve falar é imprescindível. E, claro, de nada adianta saber na teoria quem a marca é, o que ela faz e como ela fala, se sua empresa não vive verdadeiramente essa cultura.

Mercado Imobiliário

Desde 2022 tenho tido a oportunidade de trabalhar junto à Opção Imóveis na gestão da sua marca. A imobiliária, que é uma das maiores de Maringá, está passando por um verdadeiro reposicionamento de marca. Um rebranding idealizado a partir de uma percepção estratégica e com base na necessidade de acompanhar o mercado e a mudança no comportamento do consumidor. Todo esse trabalho, iniciado há mais de um ano, e que eles começaram a comunicar há poucos meses, só foi possível pois os fundadores entenderam, após um diagnóstico de marca profundo, que o momento era de se reinventar para continuar evoluindo e ter uma organização preparada e orientada para as próximas décadas. Tudo isso realizado por meio de um trabalho de gestão de marca contínuo e não de um mero projeto, com começo, meio e fim.

Por onde começar?

Para começar a fazer a gestão da sua marca é preciso entender primeiro quem ela é, como ela é percebida pelo seu público-alvo, pelo mercado em que ela atua e claro, onde ela quer chegar. Embora pareçam perguntas fáceis de responder, confesso que a maioria dos empresários, fundadores e CEOs das empresas que atendo não sabem respondê-las quando eu os questiono. Com base nessas respostas conseguimos desenhar ações concretas para cada pilar da gestão de marca com o objetivo de acelerar o crescimento da organização de forma estratégica e contínua

E você, saberia responder essas 3 perguntas sobre a sua marca?

(*) Andy Giacometti é Consultor de Branding e fundador da Konekte Branding & Co.
Instagram: @konekte.se