A Câmara Municipal de Maringá lança nesta quinta-feira (23), sua nova campanha publicitária, que será veiculada em diversos veículos de comunicação, como os principais canais de TV aberta de Maringá, rádios, blogs, jornais e revistas até o dia 6 de abril. O tema da campanha é “A Câmara representa TODOS nós” e tem como objetivo mostrar à população como as leis criadas e aprovadas pelos vereadores podem trazer benefícios diretos em suas vidas.
As estrelas da campanha são três crianças participantes do programa Vereador Mirim, da Escola Legislativa. Laura Crespo Canedo (13), do Colégio Estadual Santa Maria Goretti; Carolina Zola de Almeida (10), do Colégio São Francisco Xavier; e Miguel Amorim Pimenta (11), da Escola Municipal Zuleide Sanways Ports estão nas fotografias dos anúncios e nos materiais audiovisuais que compõem a campanha.
A ideia de convidar os vereadores mirins surgiu da vontade de dar mais visibilidade ao programa. “O projeto tem como objetivo integrar os pequenos jovens na vida pública. São crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Maringá, que atuam de modo similar a nós vereadores, propondo projetos em benefício da cidade”, explica o presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa. Durante um ano, os estudantes inscritos criam projetos de leis e requerimentos, que são votados e, às vezes, até sancionados pelo prefeito.
Benefícios à população
“Todas as leis que são criadas e votadas por nós, vereadores, refletem diretamente na vida da população, mas infelizmente muita gente não se dá conta disso e não dá importância ao Poder Legislativo”, diz o presidente da casa. “As pessoas precisam entender a importância da criação e aprovação de leis, acompanhar os trabalhos da casa legislativa e sugerir melhorias aos vereadores, quando necessário”.
Para ilustrar esses benefícios, três projetos aprovados pelos vereadores foram escolhidos para serem abordados na campanha. Uma das leis é a que regulamenta as ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social, que trata sobre habitação e facilita a aquisição de moradias para famílias de baixa renda. A outra é a lei de proteção à gestantes e parturientes contra violência obstétrica. E, por fim, uma lei chamada IPTU verde, que traz descontos ao IPTU às residências e condôminos que seguem alguns protocolos como o uso de painéis solares, uso de cisternas e gestão de resíduos por meio de reciclagem.
Para produzir a campanha, não foram contratados atores: foram priorizadas pessoas reais. Maringaenses que foram beneficiados pela criação dessas leis foram convidados a participar do VT, o que gera identificação e sentimento de pertencimento. “A ideia da campanha é mostrar à população que a Câmara representa a todos os maringaenses. “A campanha é uma forma de aproximar a Câmara da população e mostrar que o trabalho dos vereadores pode ser uma ferramenta importante para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, finaliza Hossokawa.
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Arte: Sol Propaganda