Casa do Empreendedor de Campo Mourão é primeira do Brasil a obter selo ISO 9001

Serviço integra rede de atendimento ao MEI formado pelas Salas do Empreendedor, que são 366 no Paraná e mais de 2,8 mil no País

Formalidade de entrega da certificação

A Casa do Empreendedor de Campo Mourão recebeu a Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001 do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é um dos organismos de certificação de sistemas acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A formalidade de entrega do certificado ocorreu nesta quarta-feira (11), na Casa do Empreendedor, reunindo colaboradores, representantes da Prefeitura de Campo Mourão, do Sebrae/PR, entre outros ligados ao serviço.

A Casa do Empreendedor integra a rede de Salas do Empreendedor, que são locais de atendimento para auxiliar microempreendedores individuais (MEI) em processos de abertura, regularização, entre outros serviços. As Salas resultam de uma parceria entre o Sebrae e prefeituras, com o objetivo simplificar o ambiente de negócios e apoiar pequenos empreendimentos. Com a certificação, a iniciativa mourãoense é pioneira dentre 2.825 Salas no Brasil e 366 no Paraná.

A ISO 9001 é prestigiada e reconhecida internacionalmente por estabelecer requisitos para um sistema de gestão de qualidade, com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços e a satisfação dos clientes. Ao todo, 62 processos passaram por análise e validação, foram criados canais para registro de erros e de melhorias, foram estabelecidas métricas de desempenho, entre outras exigências da certificação.

Foram 16 meses de esforços até a implantação do selo, com auditorias, adequações e inovações, a fim de “manualizar” os processos. No período, a equipe contou com apoio focado do Sebrae/PR e da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destacou a importância das Salas do Empreendedor ao pontuar que, no Paraná, mais de 200 mil empreendedores únicos são atendidos atualmente.

“A certificação atesta que a sala atende conformidades e que entrega o que propõe. A grande missão de transformar a vida do empreendedor e de oferecer soluções se cumpre”, observou.

Desde a fundação, em 2017, até junho de 2024, a Casa do Empreendedor realizou mais de 104 mil atendimentos, entre os quais estão suporte para emissão de boletos, declaração anual, parcelamentos, emissão de nota fiscal, entre outros. Um maior volume de atendimentos ocorreu em plena pandemia, quando foi implementado um sistema para atendimento remoto com chatbot.

Em Campo Mourão, a Casa é responsável pela abertura de 70% dos mais de 10 mil MEI que existem na cidade. Só nos últimos cinco anos, 5,3 mil empreendedores saíram da informalidade com apoio do espaço. Destaque para o faturamento dos MEI atendidos, que em 2024 já ultrapassa os R$ 70,4 milhões.

Para o Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma, a certificação impactará positivamente na imagem do serviço e diretamente no

“Com tudo padronizado e descrito em manuais, o serviço manterá a excelência, mesmo diante da rotatividade, principalmente de estagiários. E com uma certificação como essa, mostramos que as pessoas podem ter um serviço de qualidade junto aos servidores públicos e estagiários, que desempenham um trabalho com certificação internacional”, explicou Eduardo.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Gabriel Roscoz Rezende, a obtenção do selo ratifica a importância da união de diversos agentes do ambiente de negócios.

“Estivemos lado a lado no processo de mapeamento, de implantação e execução dos processos de qualidade até a realização da auditoria feita em parceria com o Tecpar, do governo do Estado. Juntos, conquistamos um marco para a cidade”, contou Gabriel.

ISO

A Organização Internacional de Normalização (ISO) é uma organização não governamental independente com sede em Genebra, na Suíça, composta por membros que representam órgãos do mundo todo, com objetivo de coordenar e unificar padrões e normas internacionais nas áreas de interesse econômico e técnico.

Fonte: Assessoria de Imprena/Sebrae/PR
Foto: Divulgação.