Depois de ser considerada a entidade do gênero com o maior número de núcleos setoriais, em atividade, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) tem, agora, a missão de proporcionar “musculatura” aos grupos existentes para potencializar os resultados alcançados. É com a meta de fortalecer a união dos empresários participantes e lapidar os líderes dos respectivos segmentos atendidos, que a imobiliarista, Ana Cláudia Satie Kakihata, assumiu o comando do Conselho do Programa Empreender, na gestão 2023/2024, sob a Presidência do Reitor do Centro Universitário Cidade Verde, a UniCV, professor José Carlos Barbieri.
De acordo com a empresária, nos dois mandatos do presidente Michel André Felippe Soares, no período de 2018 a 2023, houve um crescimento considerável no número de núcleos, que abrange grande parte dos segmentos empresariais existentes na cidade. “O próximo passo é investir na capacitação e aperfeiçoamento dos empresários para ampliar a representatividade, estimular o surgimento de líderes, e aprimorar a organização dos núcleos para termos uma gestão, ainda mais, eficiente e de qualidade para atender as demandas dos associados”, destaca.
Graduada em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Sati, como Ana é conhecida, é especialista em Administração, com ênfase em Gestão de Pequena e Média Empresa, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela ingressou no mercado imobiliário em 2010, quando, ao lado do pai Takeshi Kakihata, fundou a KAK Imóveis. No ano seguinte, ela começou a frequentar a Acim e logo passou a participar do Conselho Permanente do Jovem Empresário, o Copejem. Integrar o Núcleo de Imobiliárias do Empreender foi um caminho natural. Como natural, também, foi começar a atuar no Conselho do Programa.
Por três gestões consecutivas, Sati se inteirou dos detalhes de funcionamento do Programa Empreender; criou intimidade com os procedimentos de condução dos trabalhos; e contribuiu para definir as estratégias para alcançar as metas traçadas. Agora, encara o desafio de projetar a imagem e fortalecer as bases de sustentação para a sequência das atividades dos 84 núcleos, que reúnem 1.200 empresas. O Empreender foi implantado, em Maringá, há 23 anos. O primeiro setor a ser atendido foi o de automecânicas.
Especial por Claudio Galleti
Fotos: Ivan Amorin/Pólen Imagens