A Prefeitura de Maringá utiliza um serviço de acompanhamento e triagem virtual de pacientes com suspeita de coronavírus
Por meio de uma plataforma de inteligência artificial, a Prefeitura de Maringá utiliza um serviço de acompanhamento e triagem virtual de pacientes com suspeita de coronavírus. O atendimento é realizado pela robô Laura, que pode ser acessada por meio do site da prefeitura (www.maringa.pr.gov.br) ou pelo whatsapp 0800 133 1333. Os objetivos são colher informações, esclarecer dúvidas sobre a doença e, se necessário, encaminhar o paciente para atendimento com profissionais de saúde.
Na página principal do site da prefeitura, o internauta pode acessar o sistema por um link no canto inferior direito onde se lê a mensagem “Perguntas sobre o Coronavírus?”. Quando acessa o endereço ou liga para o 0800, a triagem é realizada pela assistente virtual Laura. O internauta responde a várias perguntas e as respostas são analisadas pelo sistema. Se necessário, a inteligência artificial orienta sobre prevenção e acompanhamento. Caso necessário, o paciente é direcionado para um profissional de Saúde que avaliará os sintomas e fará o diagnóstico.
O segmento da saúde é um dos mais beneficiados pelo uso da inteligência artificial, auxiliando os seres humanos a tomar decisões muito mais precisas, eficazes e, principalmente, embasadas em dados confiáveis. Esse é exatamente o caso da robô Laura. O sistema foi desenvolvido a partir de uma dor pessoal de seu criador e que tem contribuído para salvar muitas vidas em hospitais de todo o Brasil, monitorando pacientes críticos e permitindo a melhor abordagem de procedimentos.
No caso da Robô Laura, o sistema acompanha diariamente os casos de pessoas que têm sintomas leves. Mensagens são enviadas aos pacientes para analisar se houve mudanças nos sintomas relatados anteriormente.
Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Divulgação/PMM