CSU registra 13 mil atendimentos e mais que dobra média mensal

CSU mais que dobrou a média mensal de atendimentos após a reforma

A gestão municipal investe no fortalecimento e modernização das estruturas esportivas para descentralização das atividades. Reinaugurado há cerca de um ano, em 14 de fevereiro de 2022, o Centro Social Urbano (CSU), localizado na Vila Morangueira, mais que dobrou a média mensal de atendimentos após a reforma. Primeira unidade esportiva com piscinas cobertas e aquecidas da cidade, o CSU ultrapassou a média de 6 mil atendimentos mensais para cerca de 13 mil em 2022.

O município ampliou o número de modalidades de 13 para 18 e abriu novas turmas

Durante março e novembro do ano passado, foram mais de 116 mil atendimentos, o maior número registrado desde o início das atividades em 1980. Após a reinauguração, o número de alunos aumentou em 37% e as modalidades ofertadas foram ampliadas em 38%. O município ampliou o número de modalidades de 13 para 18 e abriu novas turmas, com isso o número de alunos saltou de 1.638 no início do ano para 2.247. Apenas em dezembro, por exemplo, foram 17.978 atendimentos.

Após reforma, com adequação da piscina, CSU também começou a destinar 10% das vagas para pessoas com deficiência

Após a reforma, com a adequação da piscina, o CSU também começou a destinar 10% das vagas das turmas de natação, infantil e adulto, e hidroginástica para pessoas com deficiência. No total, são 191 vagas específicas para esse público.

Complexo esportivo ultrapassou a média de 6 mil atendimentos mensais para cerca de 13 mil em 2022

No complexo, são ofertadas aulas gratuitas para a comunidade de modalidades como jump, alongamento, ritmos, vôlei, futsal, basquete, beach tennis, futebol, hidroginástica, natação e muito mais. As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 21h, e sábado, das 8h às 18h.  O formato de atendimento no CSU, com atividades e horários ampliados, é um plano piloto. O objetivo é avaliar o funcionamento no local para ampliar o formato para outros centros esportivos da cidade.

O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, destaca que os recordes de atendimento são resultado dos investimentos realizados pela gestão municipal no espaço. “Mais do que números, isso significa mais pessoas com acesso às atividades esportivas e de lazer, o que representa promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar para a comunidade”, diz.

Ele lembra que, além do CSU, outros dois centros esportivos, do Jardim Alvorada e Três Lagoas, estão em reforma e em breve será assinada ordem de serviço para reforma do Centro Esportivo Floriano. O município também está em fase de execução do projeto e reforma do Centro Esportivo Mandacaru e prepara licitação para reforma do Centro Esportivo Borba Gato. Nestes locais, as obras também vão possibilitar o aumento no número de atendimentos.

Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Rafael Macri e Mileny Melo/PMM.