Dez anos depois de comandar a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), o prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla (foto – em pé), volta à Presidência da entidade. No dia 10 de dezembro, ele foi eleito para o mandato de 2022. O pleito, em chapa única, ocorreu durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no Centro de Convivência de Ângulo.
Advogado, Brambilla está no quarto mandato à frente da Prefeitura de Santa Fé (gestões 2006-2008; 2009-2012; 2017-2020; 2021-2024). Em 2011, ele presidiu a Amusep. Em 2022, vai suceder a Rogério Aparecido Bernardo, prefeito de Ângulo, no comando da Associação, que reúne 30 municípios da região de Maringá, com uma população estimada em cerca de um milhão de habitantes.
Prestígio
Prestes a completar 50 anos de existência, a data de fundação é 29 de março de 1972, a Amusep é uma das mais respeitadas entidades regionais de municípios do Paraná. A credibilidade conquistada ao longo das cinco décadas de atividade está expressa na presença das autoridades que prestigiaram o encontro que marcou o encerramento da gestão de Rogério Bernardo e o retorno de Brambilla ao comando da associação.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, representou o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. Os deputados federais Aline Sleutjes; Luiz Nishimori; e Ricardo Barros; e os deputados estaduais Adriano José da Silva, o Soldado Adriano; Evandro José da Cruz Araújo, Evandro Araújo; e Manoel Batista da Silva Júnior, o Doutor Batista, foram levar o abraço para Bernardo e Brambilla.
Trabalho ‘Brilhante’
José Aparecido Weiller Júnior, o Júnior Weiller, prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), também, fez questão de estar presente. Ele destacou o importante papel desempenhado pela Amusep no Movimento Municipalista Brasileiro. Ressaltou o trabalho realizado pelo presidente Bernardo. Recordou conhecer Brambilla de longa data. “Na política, temos uma história em comum. Vencemos quatro eleições. Cumprimos o quarto mandato à frente das prefeituras de nossas cidades. Todos no mesmo período”, comentou.
Nas manifestações dos convidados, o trabalho executado pelo presidente Bernardo na Presidência da Amusep foi consenso. “Foi um mandato brilhante. O Rogério (Bernardo) conduziu as ações da entidade com maestria. Teve uma articulação política espetacular. Que abriu as portas dos gabinetes dos órgãos do Governo do Estado para todos os prefeitos da região”, afirmou o prefeito de Maringá, cidade sede da Associação, Ulisses Maia.
Desafios
Para o sucessor de Bernardo, as palavras foram de apoio e companheirismo. “O Fernando (Brambilla) é um prefeito experiente. Já comandou a Amusep. Vai fazer a interlocução com a estrutura dos governos Estadual e Federal e dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela Associação. Tenha certeza de que você tem no Governo Ratinho Júnior um parceiro para promover o progresso e proporcionar a transformação na vida das pessoas”, declarou o secretário Ortega.
Confiança
Ao fazer o balanço da Gestão 2021, Bernardo citou as dificuldades enfrentadas pela pandemia da COVID-19, que impôs a necessidade de tomada de decisões radicais para conter o avanço da contaminação pelo vírus. Destacou as parcerias com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), 15ª Regional de Saúde, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR, extinta Emater), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Rede de Turismo Regional (Retur), entre outros.
Aproveitou para agradecer aos colegas prefeitos a confiança depositada na pessoa dele para ter a oportunidade de presidir a Amusep. Na opinião dele, a associação cumpre uma função estratégica para os municípios. Tanto na articulação política, quanto na elaboração dos projetos arquitetônicos e de Engenharia. “Também, promovemos ambientes favoráveis para o intercâmbio de experiências, troca de ideias e para a melhoria contínua dos gestores e dos servidores públicos, para o avanço dos serviços prestados e da qualidade no exercício das funções”, disse.
Consenso
Na primeira manifestação como presidente eleito, Brambilla agradeceu o apoio do grupo de prefeitos e elogiou a construção do consenso para ele voltar à Presidência da Amusep. Afirmou assumir o compromisso de fortalecer a união existente e de colocar a bagagem acumulada na trajetória política e profissional como advogado para manter e aprimorar a imagem da Associação como agência promotora do progresso, da geração de emprego e renda e do bem-estar da população.
Cidadão Honorário
Depois de consolidada a eleição de Brambilla, os vereadores de Ângulo fizeram a entrega do título de “Cidadão Honorário” ao secretário Ortega. Emocionado, o titular da Sedu, agradeceu e revelou ser a primeira comenda do gênero dedicada a ele. “Resta-me renovar o compromisso de trabalhar, ainda mais, pelos municípios do Paraná e pelos paranaenses”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Odirlei Zavatini, justificou a homenagem com a sequência de obras autorizadas e concluídas no município com os recursos da Sedu. “Vivemos um novo Ângulo. Nossa população é eternamente grata ao secretário Ortega e ao governador Ratinho Júnior”, frisou.
Composição da Gestão 2022
Diretoria Executiva – Presidente: Fernando Brambilla – Prefeito de Santa Fé; Vice-Presidente: Ademir Luiz Maciel (Dê) – Prefeito de Floresta; e Diretor Financeiro: Fábio Chicaroli (Fabinho) – Prefeito de Lobato.
Conselho Fiscal – Titulares: Edna de Lourdes Carpine Contin – Prefeita de Floraí; Moacir Olivatti – Prefeito de Nova Esperança; e Rogério Aparecido Bernardo – Prefeito de Ângulo
Conselho Fiscal – Suplentes: Marcondes Araújo da Costa (Doutor Marcondes) – Prefeito de Munhoz de Mello; e Eliseu Silva da Costa (Eliseu da Farmácia) – Prefeito de Iguaraçu.
A posse da nova diretoria eleita da Amusep, deve acontecer neste mês de janeiro.
Fonte: Jornalista Claudio Galleti/Assessoria de Imprensa da Amusep
Foto: Divulgação/Amusep.