O diretor jurídico da Software by Maringá, Bruno Grego Santos, falou aos vereadores sobre a importância da criação da Agência Maringaense de Inovação e Tecnologia (Amitech), para o setor de Tecnologia da Informação (TI). O pedido para a participação dele na sessão de quinta-feira (31/3), foi do vereador Sidnei Telles.
Santos disse que para se compreender a contribuição da Software by Maringá para o setor de TI e a importância da criação da Amitech, é fundamental se conhecer os números do setor. “Para se destacar a importância do setor bastam os números. Hoje temos mais de 970 empresas do setor de TI instaladas em Maringá e neste ano teremos a necessidade de mais de 600 profissionais no setor, com um média salarial de 3.800 reais”.
Ele destacou que para o setor ter um bom desempenho, é fundamental a integração com o poder público, com as instituições de ensino superior e o mercado. “Essa integração acontece em Maringá fazendo com que possamos gerar riqueza e soluções para a sociedade”, explicou.
O diretor jurídico informou que na última década Maringá registrou um crescimento de 127% no setor, ficando atrás apenas de Curitiba. “Esse crescimento se reflete em benefícios para a sociedade, são 193 milhões de reais injetados na economia local através do pagamento aos trabalhadores do setor. Na arrecadação de impostos as empresas de TI pagam cerca de 15 milhões em ISSQN, quase 7% do total desse imposto é gerado pelo nosso setor”, destacou.
Santos ressaltou que o suporte é fundamental para o crescimento do setor que ainda hoje não atingiu nem 50% do seu potencial. “ A agência irá contribuir para que possamos crescer e gerar ainda mais riqueza para a cidade”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Fotos: Marquinhos Oliveira.