Administrador de empresas Dirley Ricci comemora a conquista do Prêmio de Empresário do Ano
Num período de quase 30 anos, a empresa que teve início com 12 carros e o nome de Ricci Locadora é hoje a Unidas, a segunda maior locadora de veículos da América Latina e firmou acordo de fusão com a Localiza. Por trás dessa trajetória empreendedora está Dirley Ricci, um administrador de empresas de Maringá que é filho de produtores rurais e foi homenageado com o Prêmio Empresário do Ano, concedido pela ACIM, Apras, Sivamar e Fiep.A cerimônia, em 8 de abril, reuniu mais de 500 pessoas no Moinho Vermelho Buffet e foi um reconhecimento à trajetória do empresário que ocupa o cargo de diretor executivo de Gestão de Ativos e é membro de Conselho de Administração no negócio que emprega 4,5 mil funcionários, conta com mais de 400 pontos de atendimento e quase 200 mil veículos, sendo uma das 50 empresas mais valiosas do Brasil.
Na entrega do prêmio, o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, destacou que a cerimônia foi a primeira que a entidade realizou depois de dois anos de pandemia em que as pessoas puderam ficar sem máscara. “E essa alegria se torna maior ainda porque representa a retomada dos eventos”, destacou. Sobre Ricci, Soares, afirmou que “é uma honra estar como presidente da Associação Comercial num dia como este para homenagear uma pessoa que virou um case, saindo de 12 para quase 200 mil veículos. É um exemplo a ser seguido, e tem uma peculiaridade: Dirley tentou ser franqueado da Unidas algumas décadas atrás e hoje é um dos donos da empresa. É com satisfação que vemos sua trajetória de sucesso”.
Ex-professor de Ricci, o vice-prefeito Edson Scabora brincou que o homenageado “era da turma do fundão, não fazia tarefa nem prestava atenção na aula. Fundou uma empresa de locação com 12 carros e hoje é a segunda maior locadora da América Latina. Imagine só se tivesse sido um bom aluno”. Scabora fez questão de destacar o empreendedorismo e a trajetória bem-sucedida do seu ex-aluno.
Importância dos sócios
Em seu discurso, Ricci enalteceu a família e destacou que apenas três pessoas o chamaram de filho, sendo imprescindíveis para sua formação: seu sogro, o amigo Ali Wardani e o pai, os três falecidos e que deram conselhos valiosos para sua vida. O empresário também reforçou a importância dos sócios: “sociedade é uma maneira sensata e razoável de multiplicar conhecimento e acelerar a criação de riquezas. Na minha visão, o sócio merece respeito dobrado, porque investe economias e tempo, compartilhamento dos sonhos e um desejo de gerar riqueza. Esse respeito e forma de trabalhar devem estar muito bem descritos em regras de compliance, que, em minha opinião, são um norte para qualquer sociedade”.
Coube ao Empresário do Ano 2019, Wellington Ferreira, entregar a estatueta do prêmio a Dirley Ricci, que estava ladeado da esposa, da filha Gabriela e dos representantes das quatro entidades promotoras da cerimônia: presidente da ACIM, Michel Felippe Soares; presidente da Fiep, maringaense Carlos Valter Martins Pedro; presidente do Sivamar, Dercílio Constantino; e presidente da Regional Noroeste da Apras, Roberto Burci.
Presentes no evento o presidente do Conselho Superior da ACIM, José Carlos Valêncio; a presidente do Conselho ACIM Mulher, Claudia Michiura; presidente do Copejem, Lucas Peron; vice-presidente da ACIM, Mohamad Ali Awada; vice-presidente da CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho; vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá – (SAET), Marcos Cordiolli; Wilson de Matos Silva, reitor da Unicesumar; deputado federal Ricardo Barros; ex-governadora Cida Borghetti; deputados estaduais Doutor Batista e Homero Marchese; representando a Câmara Municipal de Maringá esteve presente o vereador Sidnei Telles; presidente do Sinduscon-Noroeste/PR, Rogério Yabiku; presidente do Seconci-Noroeste/PR, Makihiro Matsubara; representante do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo de Maringá, Aníbal Verri Junior; delegados, presidentes de entidades de classe e juízes.
Ricci foi escolhido Empresário do Ano por uma comissão depois que teve o seu nome indicado por 25 entidades que participaram da primeira fase do processo de eleição.
Para ganhar o prêmio é preciso ter empresa em Maringá, expandindo os negócios nos últimos 12 meses e participação ativa na vida comunitária. O Empresário do Ano é uma sucessão do prêmio Comerciante do Ano, criado em 1980 pelo Sivamar. Em 1998 a ACIM passou a ser co-promotora. Em 1999 o nome foi alterado e Apras e Fiep passaram a ser parceiras da premiação.
A cerimônia teve o patrocínio de A Yoshii, Áquila, Certezza Consultoria Empresarial, Cocamar, Cooper Card, Cresol, FA Colchões, Get Card, Grupo Rivesa, Kit´s Paraná, Humana Saúde, Maringá Park Shopping, Revest Acabamentos, Revest Red, Sancor Seguros, Select Webber, Sicoob, Sicredi, Sistema Fiep, SVN Investimentos, Unicesumar, Unicred, Uniprime, Webber Acabamentos e Zacarias Veículos.
Especial por
Giovana Campanha/Matéria Comunicação
Fotos: Ivan Amorim e Valter Fernandes/Pólen Imagens e
Paulo Souza/AZ Magazine.