Ecossistemas do Paraná se classificam para fase de validação do Prêmio Nacional de Inovação

Foram selecionados sete ecossistemas de inovação das mais variadas regiões do Estado

Vencedores da 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, em 2022 (Foto: Murilo Moser)

Sete ecossistemas de inovação do Paraná estão classificados para a fase de validação do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) na categoria de ecossistemas de inovação, a maior premiação relacionada ao tema no País. Na oitava edição, promovida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Paraná se destacou em relação aos demais estados com 27 inscrições.

Os sete ecossistemas paranaenses selecionados são de regiões variadas do Estado, evidenciando a diversidade e o ambiente favorável em todos os territórios. Na categoria de Ecossistemas de Pequeno Porte, avançaram para a fase de validação os ecossistemas Vale do Sol, Campo Mourão e Pinhais. Na categoria de Ecossistema de Médio Porte, representam o Paraná os ecossistemas de Maringá e do Sudoeste. Na categoria de Grande Porte, competem Curitiba e Iguassu Valley.

O Prêmio Nacional de Inovação contabilizou um total de 111 inscrições. Para Michael Douglas Camilo, coordenador de Inovação do Sebrae/PR, o expressivo número de ecossistemas participantes é resultado direto de várias iniciativas focadas no incentivo à inovação em nível local.

“A finalidade do Prêmio é fomentar e celebrar esforços de inovação bem-sucedidos, focando principalmente em ecossistemas, como arranjos de atores e governanças que promovem a inovação na respectiva região. Ele também serve como uma ferramenta de autoavaliação para esses ecossistemas, permitindo que eles identifiquem o seu nível de maturidade e estabeleçam um plano de desenvolvimento para melhorias futuras”, disse Michael Douglas.

Ele afirmou que o apoio aos ecossistemas em todo o Paraná está alinhado com as metas estabelecidas pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento de novos negócios e para posicionar o Estado como um importante polo de inovação no País.

“No processo de validação do Prêmio, uma banca de avaliação realiza uma entrevista por videochamada para confirmar o autodiagnóstico dos ecossistemas de inovação. Atualmente, estamos nesse estágio com sete ecossistemas do Paraná, que estão participando da entrevista para refinar e verificar suas informações, resultando na pontuação final da entrevista”, explicou.

Histórico

No ano de 2022, o Sistema Regional de Inovação Iguassu Valley, localizado na região Oeste, teve posição de destaque no PNI, conquistando a primeira colocação na categoria Ecossistemas Consolidados. Além disso, o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná triunfou como vencedor na categoria de Ecossistemas em estágio inicial.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-Paraná
Foto: Murilo Moser.