Em Brasília, Senai Paraná dá a largada na última etapa da WorldSkills Brasil

Ambientação e cerimônia de abertura marcam o início dos trabalhos rumo ao mundial de profissões técnicas de 2026, na China

Senai Paraná disputa, em Brasília, com 17 competidores em 14 ocupações técnicas, competindo com delegações de 19 estados, além do Distrito Federal

Começou nesta quarta-feira (24/09), a etapa final das seletivas nacionais da WorldSkills Brasil 2025, em Brasília (DF).

Realizada pelo Senai, um dos cinco maiores complexos privados de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, a WorldSkills Brasil é a maior competição de educação técnica do país

O evento reúne mais de 150 jovens de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal na disputa pelas vagas na delegação que representará o Brasil no mundial de profissões técnicas, em Shanghai (China), em 2026.

Esta é a quarta e última etapa da fase nacional da WorldSkills, iniciada no final de agosto com seletivas online. As etapas seguintes ocorreram em cidades de São Paulo e Minas Gerais, e agora a etapa final chega ao seu momento decisivo em Brasília.

A programação segue até o sábado (27), quando se encerram as provas. No domingo (28) acontece a festa de encerramento e a aguardada divulgação dos resultados e das medalhas.

O Senai Paraná disputa em Brasília com 17 competidores em 14 ocupações técnicas, competindo com delegações de 19 estados, além do Distrito Federal.

Durante a cerimônia oficial de abertura, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, (foto), destacou o papel estratégico do Senai para a indústria brasileira e para o futuro dos jovens.

“A WorldSkills mostra como a indústria é tecnológica e inovadora. Esse resultado confirma que os cursos do Senai são referência mundial de qualidade e que a indústria brasileira tem compromisso com a excelência e com a formação de profissionais de excelência. Aplicamos tecnologias educacionais para que os nossos jovens possam sonhar com um futuro melhor”, afirmou Alban.

A cerimônia também contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli, que reforçou a importância da competição para o desenvolvimento do país.

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a homenagem a Anderson Scarlassara, especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai e responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil na WorldSkills, conquistada em 1995, na ocupação de Tornearia CNC.

“O Sistema Indústria realmente transforma vidas. Com tantos cursos oferecidos por todo o país, seja presencial ou online, a formação técnica é um dos melhores caminhos hoje para os jovens, sem sombra de dúvidas”, afirmou Scarlassara, emocionado ao relembrar a trajetória da sua família com o Senai.

Energia contagiante do Paraná marcou o primeiro do evento

Se, no calendário oficial da WorldSkills Brasil, a ambientação é o dia que antecede a etapa de provas, para o Senai Paraná ela representa o verdadeiro início da competição. E o grito que ecoou pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães deixou isso claro:

“Ôh, o Paraná chegou! O Paraná chegou! O Paraná chego_oou!”

O Senai Paraná iniciou a quarta etapa com entusiasmo, estratégia e confiança. Mais do que testar equipamentos, softwares e máquinas, o dia foi dedicado a se conectar com o ambiente de prova, ajustar os últimos detalhes técnicos e transformar a ansiedade em foco.

“Os competidores do Paraná levaram o dia de hoje muito a sério. Tiveram a oportunidade de testar equipamentos, softwares e máquinas, baixar a ansiedade e perceber que está tudo pronto. Estamos confiantes. Nosso time está preparado e vamos mais uma vez em busca de um excelente resultado”, afirmou Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná.

Confira as ocupações com alunos do Senai Paraná na competição em Brasília:

#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis | Roberto Henrique Ferreira Corte | Senai Londrina

#12 Revestimentos Cerâmicos | Luan Evangelista Costa | Senai Campus da Indústria – Curitiba

#16 Eletrônica | Silvio Emanoel Expedito Lechinovski | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba

#19 Controle Industrial | Endrew Hiroyuki Kamonzeki | Senai Maringá CTM

#23 Robótica Móvel Autônoma | Celso Gabriel Barbosa e Rayane Milena Pereira Oldoni | Senai Pato Branco

#31 Tecnologia da Moda | Julia Beatriz Ferreira Coelho | Senai Londrina

#50 Arte Digital 3D para Jogos | Lucas Rodrigues da Silva | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba

#54 Segurança Cibernética | Thiago Vinicius da Silva Lima e Gustavo Domingos Rodrigues | Senai Londrina

#55 Tecnologia da Água | Isabella Salvi Kozak | Senai CIC – Curitiba

#57 Manufatura Aditiva | Gabriel Henrique Makoski Martins | Senai CIC – Curitiba

#58 Construção Digital – BIM | Thyago Marcel Amaral de Souza | Senai Campus da Indústria – Curitiba

#59 Tecnologia em Design Industrial | Rafael Ferreira de Aguiar | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba

#60 Tecnologia Optoeletrônica | Kaique William Ventura Camacho | Senai Campo Mourão

#63 Integração de Sistemas Robóticos | Lucas Camilo dos Santos e Samara Estela de Souza | Senai CIC – Curitiba

Medalhas de excelência e colocações para pódio

Com as três primeiras fases da etapa nacional da WorldSkills já tendo sido realizadas, o Senai Paraná já garantiu, até agora, três medalhas de excelência e sete colocações para pódio – mas a cor dessas medalhas ainda é um segredo.

Os resultados serão revelados no domingo, 28 de setembro, durante a cerimônia de encerramento. Até lá, o Senai Paraná segue firme na disputa e na torcida para ter representantes do estado entre os que irão compor a delegação brasileira no mundial do próximo ano, na China.

Medalhas de excelência conquistadas até agora:

Mauricio Donato Martins – Curso Técnico em Eletromecânica – Senai União da Vitória – #05 Desenho Mecânico em CAD

Miguel Eleotério Vieira – Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Senai Londrina – #17 Tecnologias Web

Gabriel Silvestre Bueno – Curso Técnico em Eletromecânica – Senai Ponta Grossa – #01 Mecânica Industrial

Colocações no pódio já garantidas:

Gabriel Gonçalves de Castro – Aprendizagem em Mecânico de Manutenção – Senai CIC – Curitiba – #06 Tornearia

Paulo Henrique Verissimo de Carvalho – Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Senai Londrina – #09 TI Soluções de Software

Davi da Silva Aleixo Ignacio – Curso Técnico em Edificações – Senai Campus da Indústria – Curitiba – #20 Construção em Alvenaria

Kauan Henrique Martinello Nazario – Curso Técnico em Manutenção Automotiva – Senai Cascavel – #33 Tecnologia Automotiva

Pedro Henrique Massoquetto Godoy – Curso Técnico em Química – Senai Colombo – #52 Tecnologia Laboratorial Química

Gabriel Henrique Gobato de Oliveira – Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Senai Londrina – #53 Computação em Nuvem

Leandro Lavezo Junior – Curso Técnico em Eletrotécnica – Senai Maringá CTM – #62 Tecnologia de Energia Verde

Sobre a WorldSkills

A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.

O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.

O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.

O Senai Paraná tem histórico de bons resultados e já conquistou medalha de ouro no mundial de 2011, em Londres, com o então aluno competidor Gabriel D’Espíndula.

O Brasil acumula resultados expressivos na competição: são quatro edições consecutivas entre os três melhores do mundo. Na última edição, realizada em 2024, em Lyon (França), a competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional. O evento contou com a participação de 1.400 competidores de 69 países e a equipe brasileira conquistou o segundo lugar geral, ficando atrás apenas da China.

A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.

Fonte: Andressa Ferrarini Galeb/Sistema Fiep
Foto: Iano Andrade/SENAI