Chá da Serra, em Guarapuava, visualiza nicho de mercado e lança o Drink Gin, com opção de cinco sabores
Inovar é um diferencial competitivo também para os pequenos negócios. De olho nas necessidades do mercado, a Chá da Serra, de Guarapuava, na região Centro do Paraná, apostou em um novo produto, o Drink Gin, que facilita a preparação de drinks com especiarias e sabores à base da bebida.
“Inicialmente percebemos que muitos consumidores de Gin misturavam outras bebidas e especiarias e não chegavam a um resultado satisfatório. A nossa sommelier criou as misturas prontas e harmonizadas que só precisam ser adicionadas ao Gin”, conta o diretor comercial da Chá da Serra, André Rossetto.
O trabalho contou com experiência da sommelier Silmara Aparecida Fagundes Schier, que é diretora de Produção, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Foram aproximadamente seis meses de estudo para a criação de cinco sabores: citrus, frutas vermelhas, laranja, maçã e canela e tropical abacaxi.
Ao todo, desde a concepção da ideia até a criação dos kits saborizados, foram seis meses de estudos. Conforme o diretor comercial, o foco do produto é o mercado varejista, como supermercados e lojas de conveniência. “Já estamos no mercado de Guarapuava, em Toledo, na região Oeste, estamos entrando em Ponta Grossa e na capital do Paraná”, comenta. Cada unidade – que pode ser utilizada para o preparo de até duas doses de Gin – está sendo comercializada em torno de R$ 4,50.
Para a consultora do Sebrae Paraná, Mariana Santana, a empresa Chá da Serra teve uma visão importante de mercado e está atenta ao que os clientes estão consumindo. “O lançamento de produto, observando as tendências, abre o mercado para a empresa”, frisa.
Segundo ela, outro ponto importante a ser destacado é o fato da Chá da Serra ter o Selo Alimentos do Paraná, que posiciona a marca de forma diferenciada. “Os pequenos negócios que têm a certificação participam de diversas iniciativas do Sebrae, como feiras, exposições, rodadas de negócios, entre outras, que possibilitam a abertura de novos mercados e o contato com potenciais compradores”, pontua.
A Chá da Serra está entre as empresas que têm o Selo Alimentos do Paraná, certificação que atesta a eficiência de processos de acordo com as exigências legais de segurança e qualidade alimentar, além da gestão empresarial, dentro do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Realizado pelo Sebrae Paraná, em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no comitê gestor, o Programa Selo Alimentos do Paraná objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/Paraná
Fotos: Andressa Miretzki