Empresas recebem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Evento, no Sebrae/PR, também foi marcado pela entrega da primeira edição do Prêmio Aldo Carvalho, para a empresa que obteve a maior pontuação

Na segunda-feira (20/11), foi realizada a cerimônia de entrega do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, no Sebrae/PR, em Curitiba.

Ao todo, 57 empresas receberam a chancela, que certifica estabelecimentos turísticos de destaque em gestão e serviços. Uma das novidades deste ano foi o lançamento do Prêmio Aldo Carvalho, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho do ex-coordenador de Turismo do Sebrae/PR, criador do Selo.

No evento, houve o reconhecimento das empresas que receberam os Selos Ouro, Prata e Bronze, em sete categorias: agenciamento, atrativos turísticos, espaço para eventos, gastronomia, meios de hospedagem, organizadoras de eventos e transportadora turística.

A entrega da premiação aconteceu na sede do Sebrae/PR em Curitiba. Cinquenta e sete empresas foram reconhecidas com o Selo de Qualidade no Turismo

Os melhores avaliados foram, na categoria de agenciamento, o Ninho do Corvo, de Prudentópolis, obteve a melhor pontuação e a chancela Ouro. O Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, recebeu a distinção Bronze na categoria atrativos turísticos. A Muro Alto Eventos, situado em Quatro Barras, alcançou o Selo Ouro na categoria de espaço para eventos.

Já a Casa da Mãe Joana, opção gastronômica em Maringá, conquistou o Selo Ouro na categoria gastronomia. O Del Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu, foi premiado com a chancela Ouro, na categoria hospedagem. A Bússola Eventos, de Maringá, recebeu o Selo Ouro na categoria Organizadora. E a Grandtour Viagens e Turismo, do mesmo município, recebeu Ouro na categoria transportadora. No Paraná, as empresas que detêm o Selo, podem ser conferidas no site: https://www.sebraepr.com.br/melhoresdoturismo/#empresas

Melhores práticas

O gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho, conta que o atrativo buscou apoio junto ao Sebrae/PR para melhorar práticas de gestão e de experiência de produto turístico, ocasião em que foi apresentado ao Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

“Nos motivamos a participar do programa por entender que era uma oportunidade de validar e olhar criticamente para os processos internos que estavam sendo adotados e de aprender mais. Queríamos buscar a melhoria nos nossos processos e a segurança naquilo que vínhamos fazendo”, explicou.

O Parque de Natureza Buraco do Padre está localizado no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, e é reconhecido pela beleza natural, com uma caverna vertical (furna) com cerca de 40 metros de profundidade visível e 30 metros de diâmetro, por onde deságua uma cascata de 30 metros de altura em solo arenoso.

Reconhecimento

Para Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu, a conquista é resultado de um trabalho longo e duradouro que tem sido desenvolvido há mais de sete anos.

Jaime Mendes, sócio-proprietário do Del Rey Quality Hotel, de Foz do Iguaçu, premiado com a chancela Ouro, na categoria Hospedagem

“Começou com o Programa Sebrae Gestão de Qualidade e depois ganhamos o prêmio de melhor empresa do Paraná, em 2018, atingindo 100% dos critérios para o Selo de Qualidade no Turismo. Desde então, continuamos implantando melhorias e a principal mudança foi na percepção sobre a gestão da qualidade voltada para o planejamento estratégico da empresa. Foram projetos e programas que trouxeram maturidade e mais profissionalismo para o nosso negócio”, comentou.

Agora, com o reconhecimento do novo Selo Ouro, Jaime comemora e garante que, além do reconhecimento, a chancela serve como um incentivo.

“Desde a inauguração, quando meu pai começou este negócio, o foco é trazer atendimento de qualidade e, com isso, entregar o melhor serviço para os clientes. O Selo nos mostra que estamos conseguindo atingir esses objetivos e, como resultado, modernizamos a empresa, melhoramos gestão, passamos a ser mais inovadores e sustentáveis e conseguimos aumentar a rentabilidade do hotel”, pontuou.

Evento presencial

Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, o evento não era realizado de forma presencial. Deste modo, esta edição celebra e reconhece as melhores empresas de cada categoria que receberam a chancela nos ciclos de 2019 a 2023.

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é resultado da parceria entre o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, com apoio de parceiros estratégicos, incluindo a Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, parabenizou as empresas pelo destaque e apresentou dados que apontam a existência de 160 mil empresas no ramo turístico no Paraná. Destas, segundo ele, 94% são micro e pequenas empresas que impulsionam o desenvolvimento econômico local e colaboram com a geração de novos postos de trabalho.

“A premiação do Selo de Qualidade do Turismo no Paraná, representa um momento significativo para o setor turístico e para as entidades que o respaldam. Coletivamente, celebramos o progresso dos empresários e dos negócios que se destacaram em suas categorias, conferindo-lhes reconhecimento através de premiações específicas”, apontou.

O vice-presidente da Fecomercio PR, Ari Faria Bittencourt, destacou que o setor de turismo é uma vitrine do Paraná.

“O turismo é um segmento que rende muito para o comércio como um todo, não apenas para os hotéis e restaurantes. É muito importante esse incentivo para o turismo, através desta parceria entre a Fecomércio e o Sebrae”, exaltou.

Prêmio Aldo Carvalho

Aldo Carvalho, no Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, em 2017

A primeira empresa a receber o Prêmio Aldo Carvalho foi a Bússola, de Maringá. A empresa atua no segmento de eventos há mais de 15 anos. Atualmente, os principais eventos atendidos pela empresa ocorrem no estado de São Paulo. Em âmbito nacional, a empresa está no Circuito Nacional Brahma, dentro dos principais rodeios do Brasil. Os serviços prevalentes são realizações e organizações de eventos no ramo da gastronomia, desde festivais a eventos corporativos.

À frente do negócio, Paola Incerti diz que a jornada da empresa no processo para a obtenção do Selo em outras edições foi um dos pontos de partida para a obtenção de destaques municipais e estaduais.

Paola Incerti, da Bússola, de Maringá, primeira empresa da história a receber o Prêmio Aldo Carvalho

“Conseguimos desfrutar do nosso empenho, envolver a equipe, trazer o modelo de excelência em gestão para os nossos eventos com destaque nacional. Foi uma virada de chave significativa para a nossa empresa”, disse Paola.

No ano passado, a empresa realizou atendimentos que representam um crescimento de lucratividade de cerca de 80%, comparado aos anos anteriores, em decorrência de grandes eventos.

Homenagem da família de Aldo Carvalho, ex-coordenador de Turismo do Sebrae/PR, criador do Selo, que faleceu em 2020

“Quando iniciamos o processo do Selo, nós tínhamos um número maior de clientes, comparado com hoje, porque, de fato, a gente mudou um pouco o nosso foco e a nossa diretriz de atuação. Nós temos poucos clientes, mas os clientes que estão conosco, de fato, têm uma certa fidelidade para alguns formatos de evento e são clientes mais significativos. Participar do Selo teve impacto positivo pensando na nossa visibilidade, na nossa marca, em relação ao nosso retorno financeiro, a partir do momento que nós nos profissionalizamos mais e agregamos inovação, que é um dos pilares do Selo. Isso não tem preço”, relatou Paola.

A família de Aldo Carvalho prestigiou a entrega do prêmio. E, também, recebeu uma homenagem do Sebrae/PR durante a cerimônia histórica da entrega da primeira edição. A mãe de Aldo, Felícia Pavanelli Carvalho, e a esposa de Aldo, Vergilia Carvalho, receberam a homenagem.

“Foi uma homenagem linda, hoje, para o Aldo. A vida dele era divulgar o turismo e o Paraná. E que todas as empresas continuem seguindo esse caminho. Que as pessoas continuem a valorizar o turismo, pelo qual ele foi sempre apaixonado”, agradeceu Vergília.

Emocionado com a homenagem ao amigo e companheiro de trabalho, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, também enalteceu o amor de Aldo pelo turismo e comentou a dedicação de uma vida dedicada à promoção do setor no Paraná.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni; o vice-presidente da Fecomércio -PR, Ari Faria Bittencourt; Paola Incerti, da Bússola; e o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta

“O Aldo acreditava no Selo como uma força motriz de mudança no cenário do turismo. A relação do turismo paranaense com o Aldo era uma relação de pai para filho. Para o Aldo, o turismo era seu grande desafio e uma grande paixão”, completou Tioqueta.

Entre as lideranças que prestigiaram o evento, estavam o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o presidente da ABIH, Paulo Iglesias, o presidente da ABAV, João Rigon; o presidente da ABEOC, Fabio Skraba; o presidente da Abrasel; Luis Fernando Menucci, o presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza; e o presidente da Faciap, Fernando Moraes e o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
Fotos: Inove.