Encontro em Maringá destaca atuação dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor

A região Noroeste do Paraná conta 17 PAs, que oferecem capacitação e conteúdo para quem empreende

Representantes dos 17 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA), da Regional Noroeste do Sebrae/PR, participaram em Maringá do encontro regional – Foto: Neri9

Representantes dos 17 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA), da Regional Noroeste do Sebrae/PR, participaram nesta quinta-feira (4), em Maringá, do Encontro Regional dos Pontos de Atendimento, que operam em parceria com associações empresariais.

Evento teve foco em conexões e capacitação – Foto: Divulgação

Com o tema “Unidos pelo mesmo propósito: transformar vidas por meio do empreendedorismo”, o evento incluiu palestras, networking e conteúdo, para integração e capacitação sobre as atividades entre os atendentes dos PAs e parceiros.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Fernandes Dias Pereira, em 2024, foram 9.028 atendimentos realizados pelos 17 espaços.

“Os espaços oferecem capacitações, orientações, palestras e ações para melhorar gestão do negócio, aumentar a venda e inovar para gerar resultados para os micro e pequenos negócios. Dentro dos Pontos de Atendimento são trabalhadas temáticas para a gestão da empresa, como finanças, marketing, planejamento, recursos humanos e inovação”, explica Rosineide.

Atuação

Rosana Pereira é a responsável pelo Ponto de Atendimento de Paiçandu – Foto: Agência Improve

Em Paiçandu, o Ponto de Atendimento tem desempenhado um papel estratégico no apoio ao empreendedorismo, fortalecendo a conexão entre os pequenos negócios e as soluções do Sebrae/PR.

“Com base nas ações que estamos desenvolvendo e no volume de demandas que temos acompanhado, trabalhamos com uma perspectiva positiva, que reforça o papel do espaço no apoio ao empreendedorismo”, destaca a responsável pelo espaço, Rosana Pereira.

Segundo Rosana, o diferencial do trabalho é estar próximo do empresário, com atendimento humanizado e rápido, entendendo a realidade local e conectando diretamente às soluções do Sebrae com as necessidades do empreendedor.

Rosana acrescenta que o Encontro Regional é importante pois promove a integração, possibilita a troca de experiências e a atualização de estratégias.

“Além disso, motiva as equipes a aprimorarem continuamente os serviços prestados, sempre nos estimulando a buscar reconhecimento e a excelência, como é o caso do Selo de Qualidade”, acrescenta Rosana.

À frente do Ponto de Atendimento de Cruzeiro do Oeste há nove meses, Stella Angélica Schiming de Souza destaca que em 2024 foram realizados 638 atendimentos no local.

Stella Angélica Schiming de Souza é a responsável pelo Ponto de Atendimento de Cruzeiro do Oeste – Foto: Divulgação.

“Tudo o que oferecemos é de forma gratuita. Os Pontos de Atendimento ajudam a transformar ideias em negócios viáveis. Facilitam o acesso a serviços de educação empreendedora, planejamento estratégico, gestão financeira, marketing e inovação. Conectam empresários a consultorias, cursos, workshops e redes de apoio, promovendo troca de experiências e networking. Ajudam a identificar oportunidades de mercado, reduzir riscos e melhorar a tomada de decisão”, pontua Stella.

Reconhecimento

Os PAs participam anualmente do programa Selo Sebrae de Referência em Atendimento.

Os espaços de Paiçandu e o de Cruzeiro do Oeste conquistaram o selo ouro 2024. De acordo com Rosana, de Paiçandu, o trabalho é fundamental para fortalecer os pequenos negócios do município, oferecendo orientação de qualidade e apoio direto aos empreendedores.

“Essa atuação contribui para que os empresários tomem decisões mais assertivas, ampliem suas oportunidades e se desenvolvam de forma estruturada. Com isso, o PA não apenas apoia cada negócio individualmente, mas também impulsiona o crescimento sustentável da economia local como um todo”, diz Rosana.

Para Stella, a premiação traz mais visibilidade. “Os empresários veem que nosso trabalho é com seriedade, que dá resultados”, reforça Stella.

MPEs no Noroeste

A região Noroeste do Paraná, soma 178.473 empresas Microempreendedores Individuais (MEI), outras 158.784 Microempresas (ME), e 19.544 Empresas de Pequeno Porte (EPP), em atividade nos 112 municípios que compõem a regional.

Fonte: Ivy Valsecchi/Partners Comunicação
Fotos: Divulgação.