A Expo Cocari está se aproximando. O evento será nos dias 2 e 3 de fevereiro no Centro Tecnológico Cocari (CTC), localizado na Rodovia BR 376, Km 395, em Mandaguari (PR). A feira terá início às 9h e traz apresentações de produtos, serviços e tecnologias, além de oferecer ótimas oportunidades de negócios para os visitantes. Os portões estarão abertos a partir das 7h30, para as inscrições.
No estande do Aplicativo Cocari, a equipe do setor de Tecnologia da Informação estará à disposição do público para auxiliar cooperados e produtores a acessarem a ferramenta, tirando dúvidas e mostrando as novidades da última versão, lançada no dia 24/01.
O Balcão de Negócios da Expo Cocari trará condições de aquisição especiais para cooperados e produtores rurais em todo o portfólio da cooperativa: defensivos agrícolas, sementes, fertilizantes, produtos veterinários, rações, Café Cocari, máquinas e implementos agrícolas, linha Éfforos de Nutrição Vegetal e Tecnologia de Aplicação, entre outros itens.
O Shopping Rural também estará presente, comercializando materiais de campo, casa, lazer e moda country de grandes marcas.
Já na Feira de Cooperados, será possível comprar doces, compotas, pães, bolachas, cachaça artesanal, pantufas e chinelos produzidos por eles.
No estande da Piscicultura, o público terá uma amostra das tilápias criadas nos tanques dos cooperados integrados, em um aquário apresentando os peixes na fase juvenil e uma piscina de peixes maiores, com peso próximo ao abate. Também haverá informações sobre o funcionamento do processo de integração, exposição de alimentadores, aeradores e outros equipamentos utilizados na criação de peixes. Os visitantes receberão ainda informações sobre construções e obras, com a explanação de uma empresa parceira de terraplanagem. A Fábrica de Rações da Cocari vai expor também a linha de ração para peixes.
Os visitantes poderão conferir o portfólio de cultivares de soja das Sementes Cocari, acompanhando a apresentação de todas as cultivares comercializadas nas unidades do Paraná. Além disso, a equipe do Laboratório de Análise de Sementes fará uma apresentação sobre as características das sementes produzidas e beneficiadas pela cooperativa.
O público poderá visitar os estandes das marcas New Holland e Case de máquinas e implementos agrícolas, com apresentação de tratores e colhedeiras.
A Expo Cocari 2022 contará com exposição de animais, onde será possível conhecer mais sobre o ramo da pecuária e as diferentes formas como esta área pode trazer rentabilidade no campo. A exposição contará com especialistas do DEVET que estarão prontos para trazer mais informações sobre maneiras eficientes de condução das atividades pecuárias. Serão apresentados aos produtores o Projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) juntamente com as soluções de Nutrição Reprodutiva Cocari.
O evento contará ainda com demonstrações sobre a produção agrícola de híbridos de milho e consórcio com braquiária, estande da linha própria de produtos de Nutrição Vegetal e Tecnologia de Aplicação Éfforos, soluções oferecidas pelo DETEC e estandes de grandes marcas do mercado agropecuário.
O setor de Inovação Agrícola fará a apresentação dos serviços e equipamentos utilizados, como drone, quadriciclo e sandbox kinect 3D (caixa de areia interativa) e comentará a dinâmica de pulverização com drones e pulverização seletiva com equipamento terrestre, além de apresentar informações sobre equipamentos de automação agrícola e estações meteorológicas.
Todas as medidas de higiene e segurança estão sendo tomadas, assim, o uso de máscara será obrigatório e indicamos manter o distanciamento e evitar aglomerações. Serão disponibilizados ainda 1 máscara e 1 frasco de álcool em gel no ato de inscrição no dia do evento.
Sobre a Cocari
No próximo dia 7 de fevereiro, a Cocari completa 60 anos de sua fundação. Uma história com muitos personagens, fatos e acontecimentos. A cooperativa demonstra em seus capítulos históricos uma grande resiliência, que se traduziu em grandes conquistas.
Em 1960, no auge da produção de café da região norte do Paraná, um grupo de 20 agricultores se organizou para buscar melhores condições de comercialização, liderados pelo Dr. Oripes Rodrigues Gomes. Foi assim que, em 7 de fevereiro de 1962, nasceu a Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari, a Cocari.
Os cafeicultores da região foram sendo atraídos pelas propostas da cooperativa e a diversificação de serviços aos cooperados foi abrindo novas perspectivas de mercado, expandindo sua área de atuação.
Nas décadas seguintes, a expansão da cooperativa acontecia em ritmo frenético com sucessivas aberturas de entrepostos e expansão para a região do Cerrado. Já nos anos de 1990, grandes transformações no cenário político e econômico nacional geraram instabilidade. O momento exigiu cautela nos investimentos da cooperativa.
A Cocari chegou ao ano 2000 com uma nova Diretoria, nova visão de negócios e um cuidadoso plano de reestruturação, com expansão para o setor agroindustrial. Surgia uma nova Cocari, com olhar voltado para o futuro e com ações enérgicas, no firme propósito de resgatar a verdadeira essência do cooperativismo.
No mesmo dia em que completava 42 anos de sua fundação, em 7 de fevereiro de 2004, a Cocari decidiu pela mudança da sua razão social, passando a ser Cooperativa Agropecuária e Industrial, mas com o mesmo nome Cocari. Com isso, sua atuação abrangeria oficialmente uma parcela maior da agricultura.
A partir de 2009, uma nova fase de investimentos foi iniciada na Cocari: seus entrepostos foram modernizados ou ampliados; unidades inauguradas; as atividades em Goiás foram retomadas; e a Cocari passou a diversificar sua atuação. Entre as novas atividades estava o Fomento à Avicultura, com a construção da Unidade Industrial de Aves e da Fábrica de Rações para Aves. Em 2015, para gerar maiores oportunidades de sinergia, a Cocari assinou um acordo de intercooperação com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, que tem Sede em Chapecó-SC, tornando-se uma das filiadas da Central. Atuando com a Integração Avícola, a Cocari segue no fomento aos produtores integrados, e a Aurora realiza o abate e a comercialização da produção.
Em 2021, a cooperativa assumiu o abatedouro de peixes, em Alvorada do Sul-PR, em regime de concessão, por 30 anos, e implantou o Projeto de Integração à Piscicultura, oportunizando mais uma forma renda na propriedade dos cooperados, com a engorda de tilápias. A produção abatida será comercializada pela Aurora Alimentos. No mesmo ano, a Cocari adquiriu também as concessionárias de máquinas agrícolas Tratornew e Tratorcase. Ao todo, são 14 lojas situadas em diversas regiões paranaenses. A cooperativa adquiriu o armazém do antigo IBC – Instituto Brasileiro de Café, em Mandaguari-PR, que já era usado para armazenagem, e que com a compra passa a fazer parte do patrimônio da Cocari. Outro investimento realizado pela cooperativa foi o lançamento da linha Éfforos, com produtos para Nutrição Vegetal e Tecnologia de Aplicação, que potencializam o desenvolvimento das lavouras.
Atualmente, a cooperativa conta com mais de 70 Unidades, nos Estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, compostas por estruturas de recebimento, armazenamento e comercialização de grãos e lojas agropecuárias com completo mix de produtos, para a produção agrícola e pecuária, consultoria técnica especializada, farmácia veterinária, máquinas e implementos agrícolas.
Seus colaboradores somam mais de 2.000 profissionais, que seguem trabalhando com união e cooperação para atender com excelência aos mais de 9.000 cooperados.
Conquistas mais recentes
Fatores climáticos marcaram o ano de 2021 com rigorosidade. A estiagem no Paraná, Goiás e Minas Gerais e geadas e chuva de granizo no Paraná constituíram desafios para cooperativa, além das questões relativas à saúde da população e economia do país decorrentes da pandemia de Covid-19. No entanto, a cooperativa cresceu e alcançou importantes conquistas.
Crescimento, ampliação e modernização das estruturas
Na ampliação e modernização das estruturas, do Paraná e do Cerrado, a cooperativa realizou um investimento de R$ 84.684,067. Entre as unidades que receberam melhorias estão: Cristalina I e II (GO), Santo Antônio do Rio Verde (GO), Borrazópolis (PR), Kaloré (PR), São Pedro do Ivaí (PR), São José, distrito de Jandaia do Sul (PR), Itambé (PR), Rio Branco do Ivaí (PR) e Rosário do Ivaí (PR), as Indústrias de Rações e Fiação de Algodão, as Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), e de Café, do Paraná e do Cerrado.
Também foi inaugurada a loja de Imbituva (PR), a segunda unidade do município, e reinaugurada a loja da Unidade de Campo Alegre de Goiás (GO) visando melhor atendimento aos seus cooperados e produtores.
Aquisição do Abatedouro de Peixes e o lançamento do Projeto de Integração à Piscicultura
A cooperativa adquiriu o abatedouro de peixes, em Alvorada do Sul-PR, em regime de concessão, como parte da estruturação do Projeto de Integração à Piscicultura, idealizado para diversificar a fonte de renda dos cooperados, com a engorda de tilápias. Em sistema de intercooperação, a Aurora Alimentos ficará responsável pela comercialização dos filés de peixe.
Restauração da Nascente de número 1000
Comemoramos o marco de 1000 nascentes restauradas, dentro do Projeto Olho d´Água, que recupera minas nas propriedades dos cooperados, para suprir as atividades domésticas e agropecuárias, além de preservar os recursos hídricos, a fauna e a flora.
Lançamento da linha própria Éfforos
Lançamos uma linha própria de produtos para Nutrição Vegetal e Tecnologia de Aplicação, a linha Éfforos. A linha nutricional visa complementar os teores de nutrientes essenciais para que a planta atinja seu estágio de maturação e garanta maior produtividade. São produtos com nutrientes prontamente disponíveis para as plantas, com resposta imediata após a aplicação, reduzindo os níveis de estresse causados por condições ambientais adversas.
Éfforos também estimula um maior engalhamento das plantas, auxilia no pegamento de flores e retenção de frutos.
Pensando em tecnologia de aplicação, a linha Éfforos traz soluções para a compatibilidade de calda, redução de deriva e espuma, proporcionando maior segurança e qualidade nas pulverizações agrícolas.
Compra das concessionárias das grandes marcas New Holland e Case
A Cocari adquiriu as concessionárias de máquinas agrícolas Tratornew e Tratorcase. Ao todo, são 14 lojas situadas em regiões paranaenses, sendo 6 lojas da Tratornew, da marca New Holland, com atuação no Norte Pioneiro e Campos Gerais, e 8 da Tratorcase, da marca Case, com atuação nas regiões Central e Centro-Sul, Campos Gerais e região metropolitana de Curitiba.
Pecuária
Em 2021, consolidamos as operações do DEVET Cocari nos estados de Goiás e Minas Gerais, com um quadro de quatro médicos veterinários e, no Paraná, com sete profissionais. Tivemos também o lançamento do Projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF Cocari), chegando a aproximadamente de 8.000 matrizes bovinas de corte e de leite, no Paraná e Cerrado. Com o desenvolvimento da consultoria veterinária, levamos aos nossos produtores mais qualidade no manejo sanitário, nutricional e genético, aumentando a taxa de prenhez e uniformidade do rebanho.
Avicultura
Registramos o abate de 41.985.796 de aves, com um movimento econômico de R$ 460.815.364,95, nos 26 municípios com aviários de integração. Na integração Cocari/Aurora, fechamos o exercício com 256 aviários em produção e um faturamento de R$ 49.848.996,29, para os produtores de aves.
Fábrica de Rações
Consolidamos a nossa marca própria de rações de peixes na região oeste do Paraná, onde se concentram os maiores e mais tecnificados piscicultores do estado. O fornecimento de produtos a granel e em bigbags foi alternativa viável para otimizar os processos de produção e transporte, principalmente para os piscicultores integrados da Cocari.
Fiação de Algodão
A Fiação Cocari, completou, em 2021, 35 anos de fundação, no dia 12 de julho. Mesmo com as altas sofridas com a matéria-prima (algodão em pluma), e das fibras de poliéster (importadas), com preços cotados em dólar, a Fiação Cocari conseguiu obter um volume de produção excelente durante todo o ano, sendo que em agosto batemos nosso recorde de produção, que foi de aproximadamente 800 toneladas/mês. O Conselho de Administração aprovou um novo investimento para 2022, com aquisição de novos equipamentos para a fabricação de fios open-end, pelo qual atingiremos uma produção aproximada de 1.000 toneladas/mês.
Faturamento da Cocari e recebimento recorde
Saltamos de um faturamento de R$ 2,79 bilhões, em 2020, para R$ 4,7 bilhões em 2021. No último ano, de forma inédita, a Cocari alcançou um milhão de toneladas em recebimento de soja.
Essas conquistas vêm sendo compartilhadas com todos que trabalham diariamente para obter uma produtividade cada vez maior em nossas atividades, com excelente qualidade dos resultados entregues, e que confiam na seriedade de nosso trabalho, fortalecendo, dessa forma, não só a cooperativa, mas todo o quadro social.
Fonte: Amanda Tostes/Grupo C7 Comunicação – Foto: Divulgação.