“Federação União Progressista nasce olhando para a despolarização”, afirma Ricardo Barros

Paranaense participou das convenções que formalizaram a aliança partidária, nesta terça-feira (19), em Brasília

O deputado federal Ricardo Barros (foto),  participou da convenção partidária, realizada em Brasília (DF), nesta terça-feira (19), que oficializou a Federação União Progressista. De acordo com o parlamentar, a aliança entre o seu partido, Progressistas, e o União Brasil, tem o objetivo de “solucionar o ambiente político”. A UPb terá as maiores bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de sete governadores e mais de 1,3 mil prefeitos em todo o país.

“É uma federação que nasce olhando para o centro, para a despolarização, buscando solucionar e melhorar o ambiente político”, afirmou Ricardo Barros. “É um conjunto importante e numeroso de líderes que querem discutir os problemas reais da vida das pessoas. A polarização entre esquerda e direita não tem contribuído com esse debate e dá sinais de cansaço. O Brasil precisa avançar com soluções reais e não ideológicas”, complementou.

CONVENÇÕES

Dirigentes do Progressistas e do União Brasil aprovaram, em convenções separadas, o estatuto da UPb. O documento era necessário para a formalização da aliança e, agora, será registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o final do ano, o comando da Federação será compartilhado entre Ciro Nogueira, do Progressistas, e Antônio Rueda, do União Brasil. Além de Ricardo Barros, a aliança também terá em sua direção nacional: ACM Neto, Arthur Lira, Davi Alcolumbre, Ronaldo Caiado, Pedro Lucas Fernandes, Dr. Luizinho e Cláudio Cajado.

Pelo Paraná, participaram da convenção do Progressistas: a ex-governadora Cida Borghetti, primeira mulher a governar o Estado; e os deputados federais Pedro Lupion, Tião Medeiros, Toninho Wandscheer, Dilceu Sperafico e Vermelho.

NÚMEROS

 A Federação União Progressista nasce da junção das duas principais legendas de centro-direita do Brasil: Progressistas e União Brasil. Ao todo, são:

  • 109 deputados federais — a maior bancada na Câmara dos Deputados;
  • 15 senadores, considerando a filiação da senadora Margareth Buzetti nesta semana — a maior bancada do Senado Federal;
  • 335 prefeitos — o maior número de prefeituras entre os partidos;
  • 398 vereadores — um dos maiores do país;
  • 7 governadores — acima de todos os outros partidos.

No Paraná, a UPb terá:

–  10 deputados federais — a maior bancada do Estado na Câmara dos Deputados;
– 14 deputados estaduais — a maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná;
– Um senador;
– 91 prefeitos;
– 95 vice-prefeitos;
– 943 vereadores.

Fonte: Tiago Mathias/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação.