A Secretaria de Cultura também anunciará novas ações. “A importância do Fórum vem ao encontro da necessidade de avaliações constantes dos mecanismos democráticos”, considera a Mestre em Políticas Públicas e produtora cultural, Laura Chaves. “Fortifica o papel da representação do setor junto às necessidades da categoria artística e consequentemente dos que usufruem das ações culturais e artísticas da cidade”.
Laura Chaves palestrará no sábado quando abordará a importância do papel do Conselho de Cultura, as funções dos conselheiros e os ritos necessários para um bom trabalho em parceria com a Prefeitura para a oferta de uma ampla política pública cultural.
O secretário de Cultura, Victor Simião, comenta que serão abordados no Fórum vários assuntos importantes para o segmento no próximo ano. Como a volta de grandes eventos com público, o diagnóstico da cultura, a troca do ar condicionado do Teatro Calil Haddad, a criação de uma agenda permanente de ações culturais, ocupação dos espaços culturais, entre outros.
“É oportunidade de a classe artística e da comunidade participar e contribuir com a elaboração do calendário cultural de Maringá. Desta forma, a gestão Ulisses Maia mostra o quanto é transparente e democrática e ouve os anseios da classe artística”, considera Simião.
PROGRAMAÇÃO
• Sexta-feira (29), às 19h30:
Palestra online “Importância da relação entre arte e mercado”, com a economista Ana Carla Fonseca Reis, na página do YouTube da Prefeitur
• Sábado (30), no Centro de Ação Cultural (CAC), na Av. XV de Novembro, 514, Centro:
– Às 13h: Apresentação do planejamento da Secretaria de Cultura para 2022;
– Às 14h10: Palestra “Ritos do Conselho Municipal de Políticas Culturais” com a produtora Laura Chaves;
– Às 15h: Debate sobre as prioridades do segmento;
– Encerramento com apresentação das deliberações do Fórum.
• Inscrições para o Fórum neste link
Fonte: Andye Iore /Siacom – Fotos: Mileny Melo/PMM.