Gêmeas da Natação seguem invictas no Parajaps desde 2013

As atletas paralímpicas da natação maringaense, Débora e Beatriz Borges Carneiro participaram de mais uma edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), que, neste ano, aconteceu em Londrina. As irmãs, que estão entre as dez principais atletas do mundo na categoria S14 – que engloba competidores com deficiência intelectual – chegaram como favoritas e tiveram aproveitamento máximo na competição.

Foram seis provas disputadas e seis medalhas de ouro. Beatriz venceu as provas de 200 metros livre, 100 metros peito e 50 metros borboleta e Débora 50 metros peito, 100 metros borboleta e 100 metros livre. Nas últimas duas disputas Débora alcançou um novo recorde na competição. Com os resultados, as garotas seguem invictas no Parajaps, desde 2013.

As gêmeas são treinadas pelo professor André Yamazaki Pereira, e têm se destacado em diversas competições no Brasil e no mundo, conquistando medalhas e quebrando recordes. Em 2016, Beatriz competiu nos Jogos Paralímpicos Rio-2016 e conquistou a décima colocação geral nos 200 metros livre e o quinto lugar geral nos 100 metros peito. Atualmente, as nadadoras, que são patrocinadas pela Unimed Maringá, ocupam a 6ª e a 7ª posição do ranking mundial na prova de 100 metros peito, que é a especialidade das irmãs.

Texto: Jornalista Graziela Castilho/Textual
Foto: Divulgação