Governador participa da inauguração de nova planta industrial da Cimflex em Maringá

Ratinho Junior participou da inauguração da nova planta industrial da Cimflex, em Maringá, que trabalha há 18 anos com a reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas, transformando-as em uma série de produtos que atendem a construção civil e outros segmentos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, descerra a placa da inauguração da nova planta industrial da Cimflex, em Maringá. Ele esteve acompanhado do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços Ricardo Barros; do presidente da Cimflex, Ricardo Jamil Hajaj; do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço; do senador Sérgio Moro e do prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou na sexta-feira (05), da inauguração de uma nova unidade industrial da Cimflex, empresa que trabalha com a reciclagem de embalagens plásticas de defensivos agrícolas e outros produtos derivados da produção agrícola. Ao citar a empresa como um exemplo de sucesso, ele defendeu que o poder público e a iniciativa privada devem atuar de forma integrada para que o Paraná seja cada vez mais uma referência em desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável.

Ele lembrou que o Paraná foi considerado por dois anos seguidos o estado mais sustentável do Brasil e citado como referência mundial em um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Isso se deve não apenas aos cuidados com as nossas florestas e bacias hidrográficas, mas pelo estímulo a uma agricultura sustentável, nossos altos índices de saneamento básico e também por termos empresas que compreendem a necessidade de se modernizarem e fazerem investimentos mais sustentáveis, como é o caso da Cimflex”, afirmou Ratinho Junior.

Governador Ratinho Junior discursa na inauguração da nova unidade industrial da Cimflex, em Maringá
Presidente da empresa, Ricardo Jamil Hajaj

A Cimflex já ocupava uma área de 25 mil metros quadrados ao lado da PR-317, enquanto a segunda unidade começa a operar um espaço de mais de 60 mil metros quadrados, ampliando em muito a capacidade produtiva, conforme explica o presidente da empresa, Ricardo Jamil Hajaj.

“Inauguramos a nossa primeira fábrica há 18 anos, e essa segunda fábrica é fruto do desenvolvimento de economia circular e reciclagem de materiais. Iniciamos reciclando as embalagens de defensivos agrícolas, depois de óleos lubrificantes e agora reciclamos também materiais pós-consumo doméstico e industrial. Com os novos investimentos vamos dobrar a nossa capacidade em três anos”, disse o empresário.

Com 31 linhas de produção, a Cimflex ultrapassa 12 mil toneladas de plástico processado ao ano, com capacidade ampliada em 5 mil toneladas por ano e a geração de 40 novos postos de trabalho com a nova planta. Numa segunda etapa, a empresa planeja investir mais R$ 40 milhões, o que deve resultar em mais 60 empregos diretos.

Na avaliação do secretário de Estadda Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o Estado deve agir como um indutor para a instalação de novas empresas que queiram investir em tecnologias e processos inovadores, o que também gera mais empregos e renda à população paranaense.

Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros

“A Cimflex começou reciclando embalagens de agrotóxicos, que até então não tinham destinação definida, e agora é uma grande empresa gerando empregos e oportunidades para Maringá e região. Com iniciativas como o Paraná Competitivo, buscamos apoiar empreendimentos como esse, que fizeram com que o Estado assumisse o posto de quarta maior economia do Brasil”, comentou.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na inauguração os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e do Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o chefe de Gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter; o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço; o senador Sérgio Moro; o deputado federal Sargento Fahur e o deputado estadual Soldado Adriano José.

Fonte: AEN/PR
Fotos: Albari Rosa/AEN.