A Prefeitura de Maringá investe na formação e capacitação dos agentes da Guarda Civil Municipal, que comemora neste domingo (28), seu 15º aniversário. Referência no Estado, a Guarda vem inspirando outros municípios paranaenses na formação e aprimoramento de suas instituições próprias. O aniversário será celebrado em evento nesta segunda-feira (29), no Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal), às 9h30, com entrega de medalhas aos agentes.
Com preparo e treinamento tático, os 125 agentes da Guarda Civil Municipal seguem empenhados nas ações voltadas à segurança e bem-estar da população, em um trabalho integrado com as polícias. “Desde o início da gestão Ulisses Maia, a Guarda Civil Municipal tem se tornado grande exemplo de segurança para outras cidades do Estado. Durante os treinamentos, recebemos visitantes de outras Guardas da região e outras forças de segurança, como polícias Civil, Militar e Federal. Isso nos mostra que nossas ações estão corretas e caminhando para resultados cada vez melhores”, destaca o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli.
Para a comandante Silvia Regina, a Guarda completa 15 anos com muitos motivos para comemorar. “Nossos agentes estão muito bem preparados e instruídos. Estamos sempre buscando o conhecimento para dar um atendimento de qualidade para o cidadão maringaense. Me sinto privilegiada e muito feliz por estar à frente do comando da Guarda Civil Municipal, que está comemorando 15 anos de dedicação e muito trabalho à população”, destaca.
A gestão Ulisses Maia criou a Escola de Formação da Guarda Civil Municipal, que promove cursos e capacitações para os agentes de Maringá e de outras cidades, além de atividades de fiscalização e segurança.
Investimentos – A formação da Guarda Civil Municipal tem 865 horas, além do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), que é anual. O município, inclusive, supera as 80 horas/aula anuais previstas em lei, alcançando 100 horas/aula. Além disso, os agentes fizeram cursos operacionais no Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e Grupo Tigre, para aprimorar as técnicas e multiplicar conhecimento.
Desde agosto de 2021, a Guarda já realizou cerca de 15 mil atendimentos, recuperou 20 veículos, cumpriu 45 ações de medidas protetivas, contribuiu com a captura de 35 pessoas foragidas, realizou 50 encaminhamentos por tráficos de drogas, além de outras ações.
Em 2022, a Prefeitura de Maringá instalou 70 câmeras de monitoramento para identificação facial e leitura de placas de veículos para auxiliar no trabalho da Guarda, reflexo da gestão inovadora que investe em conhecimento e inteligência de dados.
A gestão Ulisses Maia também criou a Patrulha Maria da Penha na Guarda, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher. Em 2021, 238 diligências foram realizadas e 13 mandados de prisões contra agressores foram expedidos. Além disso, 38 mulheres são monitoradas com o “botão do pânico”, dispositivo de segurança que pode ser acionado caso o agressor não respeite a distância mínima determinada pela Lei Maria da Penha.
A Guarda Civil Municipal também criou a Patrulha Escolar, que promove atividades para conscientização da comunidade escolar acerca da proteção do patrimônio público, combate às drogas, violência doméstica, entre outros temas.
Ações de aniversário – Para comemorar o aniversário de 15 anos da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura promove diversas atividades aos agentes até segunda-feira (29). A ação inclui atividades de saúde, como consultório odontológico, atendimentos psicológicos, aferição de pressão, testes de glicemia e avaliação da qualidade de vida dos profissionais. Também estão inclusas atividades relacionadas ao cuidado pessoal, palestras sobre saúde mental e enfrentamento à violência doméstica, campeonato de tiro no Clube de Tiro Guns e homenagem à Guarda Civil Municipal na Câmara de Vereadores.
Fonte: Gabriela Cadamuro e Lethícia Conegero/Secom.
Fotos: Divulgação/PMM.