Guarda Civil Municipal de Maringá quase dobra atendimentos em 2021

“Quase dobramos os atendimentos em um ano”, comenta o secretário de Segurança Pública de Maringá, Ivan Quartaroli

Maringá encerra 2021 com motivos para comemorar na segurança pública. Entre as principais ações do ano está a ampliação no atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM). Considerando dados até a primeira quinzena de dezembro, foram 19.340 atendimentos esse ano, contra 10.733 em 2020.

Secretário de Segurança Pública de Maringá, Ivan Quartaroli: “Investimos na formação e atualização dos servidores e na estruturação do trabalho”

O que mostra a proximidade com a comunidade e parcerias com outros órgãos de segurança. “Quase dobramos os atendimentos em um ano”, comenta o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli. “Também investimos na formação e atualização dos servidores e na estruturação do trabalho”.

E a expectativa para 2022 é bem positiva. Há previsão de concurso público para contratar novos agentes, a implementação de um novo sistema de monitoramento, renovação da frota (incluindo veículos elétricos), novos cursos de formação e treinamento, entre outros.

Outro fator que ajudará no trabalho será o Núcleo de Operações com Cães de Maringá (NOC). O canil foi inaugurado no final do mês passado, numa parceria entre a Prefeitura e o governo do Paraná. E contribuirá para novas ações e prevenção na segurança.

Operações integradas com as forças de segurança

FORMAÇÃO – A Guarda Civil Municipal teve quase 20 treinamentos em 2021, somando 90 horas/aula para cada agente e servidor. Entre eles técnicas de combate, motopatrulhamento, tiro, feira de saúde, atendimento pré-hospitalar, relações humanas, defesa pessoal, entre outros. Além dos agentes receberem novos uniformes. Quartaroli revela que no planejamento para 2022 está inclusa a ampliação dos cursos para 110 horas/aula no ano.

Silvia Regina, primeira mulher comandante da Guarda Civil Municipal de Maringá

RECONHECIMENTO – Outra ação relevante da Guarda Civil Municipal esse ano foi anunciar como comandante uma mulher, o que aconteceu pela primeira vez na gestão pública da cidade. Silvia Regina assumiu o comando em agosto desse ano, numa iniciativa da gestão Ulisses Maia, que acontece em outras secretarias, de inclusão, sem preconceito e de valorizar a mulher nos cargos de chefia da Prefeitura maringaense.

Parcerias e ações com outros órgãos

Principais ocorrências de 2021:
• Ordens de serviço – 201 atendimentos
• Casos envolvendo drogas – 57
• Violência doméstica – 55
• Casos de furto – 24
• Operações com a PM – 22
• Cumprimento de mandado judicial – 21
• Casos com ameaça – 20
• Operações com a PC – 9
• Veículos recuperados – 7

Fonte e Fotos: Andye Iore/Siacom