IAM apresenta pedido de licenciamento ambiental pleno ao IAT

Ofício foi entregue pelo vice-prefeito Edson Scabora ao diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin

A gestão municipal investe na agilidade dos serviços prestados à comunidade. Nesta sexta-feira (16), o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), apresentou pedido para assumir o licenciamento ambiental de forma plena para empreendimentos imobiliários e de infraestrutura urbana. O ofício foi entregue pelo vice-prefeito Edson Scabora ao diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Volnei Bisognin.

O diretor-presidente do IAT conheceu as ações desenvolvidas pela gestão municipal na área de meio ambiente e elogiou a estrutura do IAM. Segundo ele, o instituto está preparado para adotar o licenciamento de forma plena. “Nossa equipe já fez a vistoria e viu que Maringá tem uma estrutura muito boa e condições de obter o licenciamento. Vamos agilizar para que ainda esse ano a cidade possa fazer essas atividades solicitadas”, afirmou.

Maringá apresentou pedido para licenciamento de empreendimentos imobiliários e de infraestrutura urbana

O vice-prefeito Edson Scabora destacou a importância da criação do IAM para ampliar as ações ambientais. Maringá é a primeira cidade do Paraná a criar um instituto específico para ações na área do meio ambiente. “Estamos nos preparando, desde a criação do instituto, e investimos em formação para nossa equipe técnica para conquistarmos o licenciamento pleno”, disse.

A Prefeitura já realizou curso com técnicos do IAM sobre o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o portal para requisição do licenciamento, e adotou outras medidas necessárias para apresentar o pedido. As solicitações serão encaminhadas ao IAT de forma gradativa por grupo de atividades.

Diretor-presidente do IAT conheceu equipe técnica do IAM e as ações ambientais do município

“Nossa equipe já está preparada para atuar. Com o licenciamento pleno, vamos garantir mais agilidade às solicitações. Além disso, a municipalização do licenciamento vai permitir que os recursos fiquem na cidade e sejam revertidos em melhorias para a comunidade”, explicou a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff.

Fonte: Murilo Saldanha/Secom.
Fotos: Mileny Melo.