O workshop “Orientação de proteção digital para idosos” realizado na manhã da terça-feira (22/08), no Procon de Maringá, contou com a participação de pouco mais de 30 pessoas que viram cinco apresentações e também tiveram um lanche no intervalo. A participação foi gratuita.
O evento foi aberto pelo coordenador do Procon, Flávio Mantovani. Ele deu as boas-vindas ao grupo e falou sobre as ações e projetos do órgão de defesa do consumidor. “Vocês não podem esperar cair em golpe para procurar o Procon”, comentou Mantovani. “Por isso, é importante se informar e estamos sempre prontos para ajudar quem precisa”.
Ele também apresentou a digital influencer maringaense Beatriz Capella que viralizou nas redes sociais com um vídeo ensinando uma vizinha idosa a usar telefone celular.
Em seguida, alunos do Centro Universitário Cidade Verde (UnifCV) deram dicas de como usar o telefone celular e a internet com segurança para evitar cair em golpes.
Já o advogado e servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Deomar Adriano Gmach, falou sobre o acesso à previdência social através do aplicativo “Meu INSS”.
E encerrando as apresentações a advogada e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Franciele Romero, orientou sobre empréstimo consignado e como evitar cair em golpes das instituições financeiras.
POSITIVO – Os idosos também participaram tirando dúvidas com os palestrantes. Entre eles sobre contratos de empréstimo consignado, revisão da aposentadoria, como usar os aplicativos dos órgãos beneficiários, entre outros. A aposentada Cleuza Henrique, 64 anos, aproveitou bem o curso. “Já tentaram me aplicar golpe. Recebi uma ligação dizendo ser do banco, pediram meus dados pessoais e eu não passei. Eu me informo bastante e cuido para não ser enganada”, diz a aposentada que ficou sabendo do workshop do Procon num compartilhamento no grupo de WhatsApp de ginástica do Jardim Novo Oásis.
“O Procon maringaense tem agenda de eventos e orientações para diferentes segmentos da sociedade, seja consumidores ou empresas. O objetivo é que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) seja respeitado nas relações de consumo”, finaliza o coordenador Flávio Mantovani (foto).
- CANAIS DO PROCON:
• Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5645 – Novo Centro
• Whats App: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento pelo Fone: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
• Instagram: @proconmaringa - Texto e fotos: Andye Iore/Procon-Maringá.