A Câmara de Vereadores de Maringá realiza na noite desta quinta-feira (19), às 19 horas, no plenário da Casa, mais uma sessão ordinária da Câmara Mirim. O encontro reforça o compromisso com a formação cidadã e o protagonismo juvenil, dando voz a estudantes que exercem, na prática, o papel de vereadores mirins.
Coordenado por Joaquim dos Santos, da Escola Legislativa da Câmara, o programa é um importante instrumento de educação política e cidadania. A iniciativa aproxima os jovens do funcionamento do Poder Legislativo, estimula o senso crítico e fortalece a participação democrática desde cedo.
A sessão de hoje reúne temas que vão desde infraestrutura urbana e segurança até sustentabilidade, inclusão, bem-estar animal, esporte e educação. As propostas demonstram sensibilidade às demandas da comunidade e mostram que a nova geração está atenta às necessidades da cidade.
Confira, na íntegra, as propostas que estarão em pauta:
ITEM 01 – PROPOSTA N. 20 – de autoria do Vereador Mirim Júlio Massao Imai Gonçalves, solicitando o recapeamento asfáltico das ruas dos bairros Jardim Dias I e II e Jardim Licce.
ITEM 02 – PROPOSTA N. 21 – de autoria da Vereadora Mirim Isabela Carpena de Assis, sugerindo a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Américo Belay com a rua Pioneiro Antônio Bernardes, no Jardim Dias I, e também um redutor de velocidade entre a Avenida Américo Belay e a Rua Sebastião de Paula e Silva.
ITEM 03 – PROPOSTA N. 22 – de autoria da Vereadora Mirim Julia Beatriz Conde Avancini, solicitando à Prefeitura a criação de um serviço específico para o recolhimento de isopor e gesso das residências da cidade.
ITEM 04 – PROPOSTA N. 23 – de autoria do Vereador Mirim Guilherme Barbosa Sega, sugerindo a criação de um concurso municipal de decoração natalina, envolvendo as fachadas das casas em Maringá.
ITEM 05 – PROPOSTA N. 24 – de autoria do Vereador Mirim Antônio Rafael Pacheco da Silva, sugerindo a criação de um número de disque denúncia anônimo, especial para maus-tratos a animais.
ITEM 06 – PROPOSTA N. 25 – de autoria do Vereador Mirim Henri Carraro Vido, solicitando estudos visando à construção de um Centro de Xadrez Inclusivo em Maringá.
ITEM 07 – PROPOSTA N. 26 – de autoria do Vereador Mirim Pietro Carraro Vido, propondo o Programa “Lacre que Transforma” no âmbito do Município de Maringá, com a finalidade de promover a conscientização socioambiental, incentivar a sustentabilidade e viabilizar a aquisição de cadeiras de rodas por meio da arrecadação e reciclagem de lacres de alumínio.
ITEM 08 – PROPOSTA N. 27 – de autoria do Vereador Mirim Luan Mariano da Silva Zacarias, propondo a revitalização da pista de skate da Av. Cerro Azul, com foco na segurança dos usuários, no incentivo à prática esportiva e no fortalecimento da cultura urbana local.
ITEM 09 – PROPOSTA N. 28 – de autoria do Vereador Mirim Miguel Xavier Horn, solicitando de estudos para melhoria e diversificação do cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino de Maringá.
ITEM 10 – PROPOSTA N. 29 – de autoria do Vereador Mirim Noah França Coelho, propondo o Projeto “Não te conheço!”, visando à prevenção e educação de crianças e pais sobre segurança e limites para evitar sequestros e abusos infantis.
ITEM 11 – PROPOSTA N. 30 – de autoria do Vereador Mirim Salim Aldi Merrys Aguiar, instituindo o Programa “Intervalo Seguro e Consciente” nas escolas da rede pública municipal de Maringá.
A sessão é aberta ao público e representa uma oportunidade para que a comunidade acompanhe de perto o engajamento dos jovens e o fortalecimento da cultura democrática no município. A Câmara Mirim, sob a coordenação da Escola Legislativa, é um celeiro de novas lideranças e um exemplo de como a educação política pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos.
Serviço
Sessão da Câmara Mirim
Data: quinta-feira(19), às 19 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Maringá
Aberta ao público.
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM
Foto: Marquinhos Oliveira.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá







