Locomotiva ′Maria Fumaça′ passa por processo de limpeza e preservação

 

A Locomotiva 608, a famosa ′Maria Fumaça′, localizada no Parque do Ingá, passa por manutenção e limpeza. A conservação do Patrimônio Histórico, tombado no início do ano, será feito mensalmente. A locomotiva chegou em Maringá em 1954, inaugurando a estação ferroviária.

Primeiro é feita a limpeza para retirar a poeira mais grossa. Depois, aplicados produtos específicos para bens tombados de estruturas ferrosas. “Após uma intensa pesquisa histórica, a locomotiva foi restaurada, revitalizada e, agora, seguimos com o projeto de preservação patrimonial deste equipamento tão importante para a história da cidade”, explica Miguel Fernando, secretário de Cultura.

A locomotiva, fabricada no final do século XIX, nos Estados Unidos, na Filadélfia, operou até 1973,  quando foi transferida para o Parque do Ingá numa operação cuidadosa, sobre trilhos provisórios, instalados trecho a trecho pelas avenidas Tamandaré e São Paulo, puxada por um trator.

Ela está entre as 14 locomotivas a vapor remanescentes no Paraná. O início das ações para sua revitalização e preservação começou em 2017.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Foto: Aldemir de Moraes/PMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *