Eleito recentemente vice-presidente para a gestão 2022/2024 da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília, o empresário maringaense Marco Tadeu Barbosa tem novo desafio diante de si. A entidade congrega atualmente 27 federações com número expressivo de associados, dados que sugerem agenda intensa de compromissos e decisões. “Provavelmente é isso que teremos pela frente”, confirma. “É um ambiente que conheço bem, muito familiar na minha trajetória profissional”, tranquiliza.
Ex-presidente da Central de Negócios Imobiliários, da Acim e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), mantém-se atualmente na diretoria do Codem e do Secovi/PR, no Conselho Superior da Acim e câmaras técnicas da entidade, além de compor o Conselho Deliberativo do Sebrae-PR e o cargo de Titular do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade e Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.
Ao avaliar o mercado, o empresário retrocede a análise a uma década, “Se o setor imobiliário enfrentou alguns solavancos de rota, também teve forte suporte de ações governamentais que estimularam a economia”, explica. Ele se refere aos programas habitacionais que movimentaram canteiros de obras em todos o país, franqueando à população e empreendedores acesso a financiamentos e taxas em programas habitacionais consistentes e de amplo alcance social. “Houve um amadurecimento do mercado imobiliário e, simultaneamente, do cliente, que reforçou sua confiança no investimento em imóveis, visto como um porto seguro para aplicações financeiras”, observa.
Com foco hoje na Imobiliária Ingaville, em sociedade com o irmão Nelson Jr, e na Prospera Gestão e Administração de Serviços e Negócios, administrada pela esposa Maria Carolina, a presença dos Barbosa no segmento imobiliário data de meados dos anos 80, com a criação da Imobiliária Ingaville, mas recua alguns anos com a anterior participação societária da família na Imobiliária Paiaguás.
Avôs paterno e materno listados entre os pioneiros no município de Maringá, Marco Tadeu Barbosa estreou ainda na adolescência nos negócios imobiliários, sob a tutela do pai, Nelson. De office-boy a sócio-proprietário na empresa familiar, vivenciou posteriormente todas as etapas seguintes dessa trajetória.
As passagens bem-sucedidas em inúmeras e prestigiadas entidades abordadas anteriormente e, agora, com a incumbência de assumir a vice-presidência da CACB, credenciam este líder empresarial maringaense e paranaense para uma gestão de bons resultados. “Atuar em parceria com líderes qualificados de outras regiões brasileiras, trabalhar junto a equipes articuladas e compartilhar conhecimentos é crescimento, evolução pessoal e profissional”, acentua.
Na bagagem, a experiência no dinâmico mercado imobiliário acumulada em território brasileiro, em eventos internacionais e intercontinentais do setor, reforça a retaguarda necessária para o desempenho, atesta o empresário que é advogado por formação.
Fonte: Elvio Rocha – Fotos: Cleber Lazo/Facesp.