Os alunos da rede municipal participam de diversas iniciativas voltadas à sustentabilidade e o aprendizado proporcionado com essas ações agora é destaque com reconhecimento nacional. O estudante da Escola Municipal Professor Antônio Carlos Velasque, Davi Rós Cavalli, foi o campeão nacional do Concurso de Redação do Programa de Educação Ambiental (PEA), realizado em todo o Brasil pelo Sistema Campo Limpo. É a primeira vez que um trabalho de Maringá vence a competição em nível nacional.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira, 7, na Escola Municipal Antônio Velasque. Os profissionais da unidade, alunos e pais comemoram a conquista. “Estou muito emocionado e feliz com esse prêmio. Com a atividade, aprendi que a reciclagem é importante para cuidarmos do meio ambiente e construirmos um mundo melhor”, disse o vencedor, Davi Cavalli. Ele ainda mandou um recado para os colegas que não ganharam a premiação, para que possam estudar e conquistar a premiação no próximo ano.
A redação do estudante da rede municipal, que teve como tema ′Minha atividade de logística reversa′, foi selecionada na etapa regional e concorreu a fase nacional com outros 90 trabalhos de todo o Brasil. Além de Maringá, foram premiados trabalhos de Goiás e São Paulo. O texto do aluno Davi Cavalli abordou, de forma fictícia, a jornada de um smartphone antigo que, ao ser descartado corretamente, foi transformado em vários materiais. Um deles é a medalha conquistada pela skatista e vice-campeã olímpica, Rayssa Leal.
O aluno Davi Rós Cavalli, que já tinha ganhado uma bicicleta pelo primeiro lugar na etapa regional, ganhou um notebook como premiação. O professor Erick Buciolli, que orientou o trabalho, também ganhou um notebook e a escola municipal recebeu uma SmarTV de 43 polegadas.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos professores, com apoio dos familiares, para a qualidade do texto produzido pelo aluno. “Agora o Davi tem a responsabilidade de transformar essas sementes, que são as palavras que ele escreveu, em frutos e fazer do nosso mundo um lugar melhor. Nossas crianças são esperança e trabalhamos para que elas sejam agentes de transformação da sociedade.”
Na edição deste ano, foram inscritos 250 mil alunos da rede municipal de ensino de 2,5 mil escolas do país. Em Maringá, 1,3 mil estudantes de 16 escolas da rede municipal de ensino de Maringá participaram da primeira fase do projeto com o tema ′Caminhos da Logística Reversa′. A iniciativa é promovida na região Noroeste do Paraná pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita).
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Rafael Macri/PMM.