Maringá atinge maior índice da história em transparência e conquista selo diamante pelo segundo ano consecutivo

Reconhecimento da Associação dos Membros de Tribunais de Contas reforça trabalho de referência do município na área de compliance e controle

Na edição de 2024, Maringá atingiu índice de 98,41%, o maior da história da cidade

Referência em compliance e controle e modelo de gestão ética, a Prefeitura de Maringá conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo diamante em transparência. O município atingiu nível máximo de avaliação e atendeu 100% das questões essenciais. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 13, e faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, realizado pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon).

Na edição de 2024, Maringá atingiu índice de 98,41%, o maior da história da cidade. O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) reforça o compromisso da gestão municipal com a ética, controle de recursos públicos e divulgação de dados e informações para a comunidade.

Maringá ficou a frente da capital Curitiba, que obteve selo prata, e também superou outros órgãos avaliados, como o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), que obteve selo ouro. Dos 88 itens de avaliação que compõem o levantamento, a Prefeitura de Maringá atendeu 86.

O Índice de Transparência da Administração Pública faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública, realizado pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon). O levantamento avaliou o nível de transparência no site do município, a divulgação de informações importantes sobre estrutura organizacional, recursos, processos licitatórios e outros aspectos. Além das prefeituras, a avaliação é realizada em órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário da União, estados e municípios.

Para o prefeito Ulisses Maia, a conquista reforça o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para garantia do controle social e transparência. “Somos a primeira cidade do Paraná a implementar a Secretaria de Compliance e Controle, ainda em 2021. Desde a criação da pasta, intensificamos nosso trabalho para garantir a eficiência, confiabilidade, segurança e transparência nos processos internos”, afirmou.

O secretário de Compliance e Controle, Maurício Domingos, destaca que a garantia da transparência faz parte de um trabalho diário desenvolvido pela gestão municipal. “O resultado que conquistamos faz parte de um levantamento nacional, ou seja, todas as cidades brasileiras e estados são avaliados a partir dos mesmos critérios. O selo diamante, que é fruto de um trabalho árduo da gestão municipal e dos servidores, nos coloca como referência neste cenário nacional”, disse.

Fonte: Secom – Foto: Divulgação/PMM.