Maringá conquista certificação do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Na quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá, recebeu a certificação Selo Ouro, do Ministério da Saúde, pela eliminação da transmissão do vírus HIV de mãe para filho (a), a chamada transmissão vertical. A certificação é um reconhecimento da Comissão Nacional de Validação (CNV), que realizou vistorias técnicas nas unidades de saúde de Maringá em setembro deste ano.

A certificação de município livre da transmissão vertical do HIV reflete a qualidade da assistência do município em relação aos atendimentos pré-natal, parto, puerpério e segmentos da criança, além de reconhecer o processo de trabalho realizado pelos profissionais da saúde.

Secretário de Saúde, Clóvis Melo, recebe certificação do Ministério da Saúde

“Essa certificação é uma grande conquista da nossa cidade. Poucos municípios receberam este reconhecimento do Ministério da Saúde, o que nos enche de orgulho. É um mérito da nossa equipe de saúde que, com técnica e dedicação, vem construindo esse trabalho ao longo dos anos”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Vistorias – Em setembro, durante as vistorias técnicas, os representantes do Ministério da Saúde visitaram os setores da Secretaria de Saúde, entrevistaram a equipe do Consultório na Rua, do Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids e do Laboratório Municipal. Além disso, realizaram vistorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e maternidades que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Placa de reconhecimento pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Fonte: Gabriela Cadamuro/Secom.
Fotos: Divulgação/PMM.