No sábado (20), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá, inaugurou o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com o objetivo de ampliar os atendimentos odontológicos na cidade. O Centro, que hoje realiza cerca de dois mil procedimentos por mês, terá um aumento de até 30% no número de atendimentos.
O novo espaço conta agora com dez cadeiras odontológicas e uma clínica do bebê. Futuramente, a Prefeitura planeja instalar um laboratório de prótese total e removível na nova sede do CEO. Atualmente, este atendimento é feito em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas da Universidade Estadual de Maringá (CEO/UEM) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep).
“Precisávamos de um espaço bom e grande, que atendesse às demandas dos atendimentos odontológicos e que contribuísse para a ampliação da rede de odontologia de Maringá. E encontramos, esse lugar é perfeito. Isso é SUS, isso é atendimento público com excelência, humanizado e capacitado”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo, durante a inauguração do novo CEO.
O prefeito, Ulisses Maia, enfatizou a excelência do Centro e a qualidade da entrega. “Acredito que raramente alguém falaria que este espaço seria uma clínica de odontologia do SUS. Mas o que queremos é isso, que as pessoas que não possam pagar recebam serviço de qualidade, assim como as que podem pagar um atendimento particular. É por isso que estamos aqui hoje, para mostrar o alto padrão que estamos buscando para a saúde pública maringaense”.
O Centro de Especialidades Odontológicas realiza procedimentos nas áreas de endodontia, periodontia, bucomaxilo facial, lesões bucais e dentística restauradora, entre outras. Para realizar atendimento odontológico a população deve procurar uma UBS. Caso haja necessidade de atendimento especializado, o cirurgião dentista da unidade fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas.
Para atendimentos especializados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para atendimentos de urgência e emergência, o funcionamento será de segunda a sexta, das 18h às 21h, e sábado das 7h às 11h30.
Fonte: Gabriela Cadamuro/Secom.
Fotos: Mileny Melo/PMM.