O skate estreou como esporte olímpico no ano passado nas Olimpíadas de Tóquio. Mas bem antes deste reconhecimento, a Prefeitura de Maringá já apoiava o esporte e a formação de novos atletas. Desde 2017, a gestão municipal construiu duas pistas na cidade: o Maringá Skate Park, na Vila Olímpica; e outra na Praça da Glória, no Jardim Glória. Além disso, o município reformou a pista de skate na Praça de Patinação, conhecida como ′Banks′, na Avenida Cerro Azul.
Agora, a Prefeitura de Maringá vai construir três novas pistas para a prática do esporte em outros locais da cidade. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) finalizou o projeto para construção de uma pista de 334,36 metros quadrados no Parque Alfredo Nyffeler (Buracão). O projeto, que está em fase de orçamento, foi desenvolvido sob orientação de skatistas profissionais e profissionais da engenharia civil membros da Associação dos Skatistas de Maringá (ASKM). A pista será equipada com diversos obstáculos que contribuirão para o aperfeiçoamento e formação de novos atletas.
O município também elabora projetos para construção de mais duas pistas: uma na Praça Amábile Giroldo, na Zona 4; e outra na Praça Luiz Gonzaga, no Jardim Higienópolis.
NOVOS TALENTOS – Além da estrutura, a Prefeitura de Maringá investe no desenvolvimento de novos atletas e oferece aulas de skate nos bairros. Cerca de 35 crianças de 6 a 12 anos participam de aulas sobre o esporte nos centros esportivos Mandacaru, São Silvestre e no Centro Social Urbano.
No segundo semestre, a formação de novos talentos será ampliada com a abertura de diversas turmas no Maringá Skate Park, na Vila Olímpica. Serão 12 horas semanais de aulas para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. As inscrições serão abertas em breve.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Mileny Melo.