Maringá lança segundo Pomar Urbano e revitaliza espaço no Jardim Piatã

O objetivo do projeto é proporcionar novos locais de lazer e convívio social com árvores frutíferas para a população

Durante a ‘Semana do Meio Ambiente 2024’, o município realizou o lançamento do segundo Pomar Urbano, no Jardim Piatã

A Prefeitura de Maringá investe na revitalização e requalificação de espaços públicos por meio de práticas sustentáveis. Durante a ‘Semana do Meio Ambiente 2024’, o município realizou o lançamento do segundo Pomar Urbano, na Rua Rio Samambaia esquina com a Rua Pioneiro Guarino Augusto Basseto, no Jardim Piatã. O local, que era um ponto de descarte irregular de resíduos, foi revitalizado com o plantio de mudas de árvores frutíferas, incluindo espécies nativas da região como o araçá, o ingá e o jatobá.

O objetivo do projeto é levar árvores frutíferas para os bairros, além de proporcionar espaço de lazer e convívio social. Além do plantio das mudas, a Prefeitura realizou a limpeza da área, reforma da calçada e instalação de bancos e lixeiras, o que criou um novo local para a comunidade. O primeiro Pomar Urbano foi implantado pelo município no ano passado, com plantio de mudas e revitalização de espaço no fundo de vale do Córrego Mandacaru, na Vila Esperança.

Diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliane Kerkhoff

A diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliane Kerkhoff, destacou que a iniciativa estimula o senso de pertencimento da comunidade. “São espaços que daqui há seis anos produzirão frutos sem nenhum tipo de agrotóxico e que poderão ser colhidos pela comunidade. Com o projeto, incentivamos a participação dos moradores em práticas ambientais e no cuidado com os espaços públicos”, afirmou.

Fonte: Secom
Fotos: Fábio Reina/PMM.