Maringá foi a cidade que mais gerou empregos no interior do Paraná em 2022, atrás apenas da Curitiba, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município abriu 4.611 novos postos de trabalho de janeiro a julho deste ano. O número é resultado das iniciativas da gestão Ulisses Maia em impulsionar a economia local e do senso empreendedor dos maringaenses.
O setor que mais gerou empregos neste ano foi o de serviços, com 2.722 novas vagas, seguido da indústria, com 757 postos, da construção civil, com 562 e do comércio, com 523 vagas. “Trabalhamos o ano todo para incentivar a abertura de novas empresas na cidade e gerar mais empregos. Além das iniciativas locais, também buscamos atrair investimentos de outras cidades e estados”, comenta o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto.
A Prefeitura de Maringá oferece incentivos aos empreendedores, linhas de crédito, editais públicos para a venda de terrenos, cursos de atualização profissional, consultorias, rodadas de negócios, entre outras ações que refletem na geração de empregos.
A Agência do Trabalhador abriu esta semana com a oferta de 733 oportunidades de emprego. Desse total, 65 vagas eram para Pessoas com Deficiência (PCD), com foco na inclusão social.
MEIs – Com o incentivo da Prefeitura de Maringá, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) mais que dobrou em cinco anos. O número subiu de 14.633, em 2016, para mais de 40 mil atualmente, conforme dados do Espaço do Empreendedor, que promove consultorias aos pequenos empresários. O segmento emprega mais de 40 mil profissionais, movimentando R$ 1,8 bilhão anualmente em Maringá.
SERVIÇO:
Agência do Trabalhador de Maringá
Av. João Paulino Vieira Filho, 917, zona 7
Atendimento entre 8h e 17h
Fone: (44) 3309-5000.
Fonte: Andye Iore/Secom.