Reconhecida internacionalmente, a arborização urbana de Maringá é resultado do trabalho desenvolvido pela gestão municipal e também por diversas instituições e personalidades. Pronta para os desafios e a promoção de um futuro ainda mais sustentável, a Prefeitura de Maringá, em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), iniciou nesta quarta-feira, 9, o Encontro Regional Sul de Arborização Urbana (Ersau) e o Fórum Paranaense de Arborização Urbana de 2022.
Durante a abertura nesta quarta-feira (9), a gestão municipal homenageou personalidades e instituições que contribuem para a arborização da cidade. “Precisamos aprender sempre a cuidar e a conviver com nossas árvores, uma riqueza importante para nossa cidade. Além disso, é fundamental reconhecer as pessoas que se dedicam em prol do meio ambiente”, destacou o vice-prefeito Edson Scabora.
No evento, foram homenageados Ciro Braga Farhat, engenheiro florestal do município há 32 anos; Dalírio Franchin, servidor municipal aposentado com mais de 35 anos de contribuição para preservação das áreas verdes; Instituto Funverde, organização não governamental sem fins lucrativos voltada à educação ambiental e recuperação do meio ambiente; e Lídia Maróstica, servidora municipal aposentada e que atuou por mais de uma década como administradora do Parque do Ingá.
Além das homenagens, o primeiro dia contou com palestras e mesas redondas e promoveu a integração entre os municípios da região Sul e a troca de experiências sobre planejamento, histórico e manejo das áreas verdes. O presidente da Sociedade Brasileira de Arborização, Sérgio Chaves, destacou o trabalho do município na gestão ambiental.
“Maringá é referência não apenas em arborização, mas em diversos serviços e ações. As estratégias discutidas aqui durante o evento não serão apenas para a cidade, mas voltadas à promoção da qualidade de vida de municípios em toda a região Sul”, disse. No próximo ano, Maringá vai sediar os congressos Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização Urbana, maior evento do país sobre o tema.
Para a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Juliane Kerkhoff, as discussões são fundamentais para que os municípios possam trabalhar de forma técnica e científica na preservação das áreas verdes. O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, reforçou a importância da arborização para a qualidade de vida e os excelentes indicadores conquistados pela cidade. As atividades ocorrem até sexta-feira, 11, no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal.
Também participaram da abertura do Encontro Regional Sul de Arborização Urbana, secretários municipais; o vereador Sidnei Telles, representando a Câmara de Vereadores; a vereadora Professora Ana Lúcia; o vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema), Luerti Gallina; e o presidente do Instituto Funverde, Cláudio José Jorge.
Programação – Nesta quinta-feira (10), a programação segue com novos debates sobre arborização e uma palestra magna com o Promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Nivaldo Bazoti, sobre a atuação do Ministério Público na elaboração e implantação dos planos municipais de arborização.
As atividades ainda incluem a apresentação de resultados preliminares sobre a parceria do município com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para uma análise sobre a probabilidade de quedas de árvores durante temporais. O evento será finalizado na sexta-feira, 11, com um tour guiado pela arborização de Maringá com o primeiro arquiteto e urbanista de Maringá e técnicos do IAM.
Confira a programação completa:
Quinta-feira – 10/11
– 8h às 8h40 – Mesa Redonda: Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no Planejamento Urbano – Bruno Rigon, geógrafo, e Fernanda Marostica, arquiteta e urbanista, do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá (Ipplam)
– 8h40 às 9h20 – Mesa Redonda: Planejamento Urbano na Arborização Urbana – Barbára Marchesini – Eng. Civil da Gasini Engenharia Urbana
– 9h20 às 10h – Mesa Redonda: Paisagismo Regenerativo com Uso de Espécies Nativas da Mata Atlântica – Prof. Dr. Cristiano Medri – Departamento de Biologia Animal e Vegetal, Universidade Estadual de Londrina – UEL
– 10h30 às 11h30 – Palestra Magna: Atuação do Ministério Público do Paraná Paraná na Elaboração e Implantação dos Planos Municipais de Arborização Urbana – Dr. Nivaldo Bazoti – Promotor de Justiça; Coordenador do GAEMA na Regional Maringá – PR
– 13h30 às 14h – Mesa Redonda: Melhores Práticas no Manejo Arbóreo – Profa. Dra. Flávia Gizele König Brun – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Dois Vizinhos/PR no curso de Engenharia Florestal.
– 14h00 às 14h30 – Mesa Redonda: Ações Diretas e Indiretas para Compatibilização da Arborização Viária com as Redes de Distribuição de Energia Elétrica – Luciana Leal – Eng. Florestal da Companhia Paranaense de Energia – Copel Distribuição.
– 14h30 às 15h – Mesa Redonda: A Importância da Diversidade de Espécies no Planejamento da Arborização Urbana – André Cesar Furlaneto – Eng. Florestal – ONG Sociedade Chauá.
– 15h20 às 15h50 – Mesa Redonda: Levantamento Florístico e Condições Fitossanitárias do Campus Sede Da UEM – Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre – Profa Dra. na Universidade Estadual de Maringá e Clayton Cavalcante da Broi Junior – Estudante de Graduação do curso de Biologia da Universidade Estadual de Maringá.
– 15h50 às 16h20 – Mesa Redonda: Reflexões Sobre a Prática de Educação Ambiental Voltada para a Arborização Urbana – André Martins – Técnico Meio Ambiente – Instituto Ambiental de Maringá.
– 16h20 às 16h50 – Mesa Redonda: Árvores em Vendavais: Uma Análise Estatística da Probabilidade de Queda de Árvores em Maringá – Prof. Dr. Diogo Francisco Rossoni – Departamento de Estatística – Universidade Estadual de Maringá – UEM e Maurício Bonesso Sampaio – Eng. Florestal – Instituto Ambiental de Maringá.
16h50 às 17h30 – Cerimônia e Encerramento
Sexta-feira – 11/11
– 9h às 12h – Tour Guiado pela Arborização de Maringá com Nei Vecchi (1º Arquiteto e Urbanista de Maringá) e André Martins (Técnico de Meio Ambiente do IAM).
Local: Ponto de encontro em frente à Catedral de Maringá.
– 15h às 16h – Podcast Pensando Cidades: A Importância da Arborização Urbana no Combate às Mudanças Climáticas. O podcast será transmitido ao vivo exclusivamente online. Clique aqui para acessar.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Rafael Macri/PMM.